O DESENCANTAR DA VIDA

Quando se fala do suicídio se lembram logo das pessoas como fracas. Pouco das medicações e até dos tratamentos psicológicos, dos bons profissionais. Que são hoje fantásticos, ainda se fala pouco dos motivos que podem levar ao suicidio no cotidiano.

Porque falar de depressão hoje parece falar de um bicho ou um demônio que invadiu sua vida. Alguns não se pode nem citar esse nome.

Falar do religioso que também tem sido assolado pelo suicídio é como se desreipeitassemos o divino. E falar de amor. Aí piorou, quem em sã consciência fala que o amor a alguém pode levar a esse ato de extremo contra a própria vida?

O abandono religioso que não é exclusividade de nenhuma específica, ela está em boa parte de nossas instituições religiosas é uma das dores mais difíceis de serem superadas. Normalmente a pessoa dedica boa e a melhor parte da sua vida a esse campo. E quando algo saí fora das regras comuns, ou se quebra alguma regra de comportamento se experimenta a parte da dor. Toda boa obra, todo bom trabalho cai por terra em questão de minutos. Alguns são deixados para trás, se perde parte ou boa parte de suas amizades ali feita, porque passa ser mau exemplo.

Esse abandono leva sim ao suicídio. Durante boa parte da vida foi dedicada aquele ritmo. Ele se quebra e a vida para de ter sentido. Já que o despertar da vida diária tinha a ver com sua função ali.

As questões familiares como a não aceitação de escolhas, o se sentir diferente no seio da família e até o que não foi capaz de chegar ao patamar Social da maioria da familia. A rejeição é um sentimento tão destrutivo quanto o câncer. Até que ele é detectado e tratado já causou muitas feridas que serão muito difíceis solução.

Talvez você brinque no meio dos seus sobre um ente que é fora da linha que vocês criaram como padrão e não sabe que está levando o outro ao desespero interior.

E o amor, esse é o maior motivo de desavença famíliar e de morte de mulheres.

Vou usar a palavra amor, mas ela pode ser traduzida de outra forma como dependência. Aquela pessoa que encontra alguém que se torna tão especial na sua vida, que a partir dali não sabe mais viver sem.

Já foi descrito até como ausência de ar quando a pessoa se ausenta. É uma dependência doentia a ponto de perder o sentido da vida quando o outro se cansa de tamanho peso e se vai.

Talvez o mais difícil da vida seja explicar o cansaço da existência e o silêncio interno do suicida. Ouvir esse silêncio no seio familiar com tantas vozes é complicado. Saber que aquele amigo sorridente sofre dessa dor ainda parece pior.

Vale lembrar que ainda não vi ou ouvi dizer que alguém que cometeu suicídio não tenha deixado rastros pelo caminho....

Precisamos olhar a dor do outro como queremos que olhem para a nossa. Quando alguém respira fundo e reclama que cansou da vida, vale um minuto a mais de atenção. Vale um tempo a sós quando todos saírem.

A solidão o abandono a falta de compreensão e o silêncio da alma talvez não saibamos como resolver, mas o ombro, a companhia agente ainda da conta de atender.

Sabe aquele que você lembra e que derrepente sumiu? Nem se sabe mais onde está? Vale ir atrás, ganhe tempo em busca, para não ter que perder tempo chorando.

Claro que existem outros N motivos, tornaremos a falar sobre a sexualidade mas hoje somente estes para pensarmos um pouco.

Até mais...