QUAL A MELHOR IDEOLOGIA POLÍTICA?

Qual a melhor ideologia para uma nação? Vejamos exemplos de algumas delas. O marxismo provavelmente dirá que todo problema humano se encontra na luta de classes. Enquanto o poder e os meios de produção estiverem nas mãos de uns poucos os muitos irão sofrer. Por isso, a busca por um Estado máximo e forte é extremamente necessário. O liberalismo dirá que o Estado deve ser mínimo na economia e na vida privada das pessoas e o mercado por si só se auto regular (famosa mão invisível). Com isso, os muitos problemas irão se solucionar. Um conservador se valerá das tradições para seguir caminhando rumo ao futuro. Muitos conservadores (obviamente que não são todos, pois há conservadores progressistas) são avessos ao progresso e se apegam ao passado com uns e dentes. Os anarquistas que podemos dizer (corrijam-me se estiver errado) são uma espécie de: "primos" de segundo grau" dos comunistas, rejeitam qualquer tipo de submissão ao Estado. Quando não houver mais governos e autoridades, aí sim o mundo irá ser melhor. Os nacionalistas colocam a nação acima de tudo. Valorizam o interno ao externo. O perigo de se tornarem xenofóbicos é grande. A ditadura que também é defendida por muitos, tem na força bélica seu grande apogeu. Há grupos que defendem, por exemplo, a volta dela no Brasil. Por fim (sei que há outras, mas por ora basta) temos a democracia que para muitos é o melhor de todos os sistemas ideológicos que o mundo já teve e pode ter (sim, a democracia é tbm uma ideologia embora muitos neguem). A crítica que se faz é que ela privilegia a maioria em detrimento a minoria. Enfim, todas tem seus projetos salvíficos para a humanidade. Particularmente, não acredito que nenhuma delas se implantadas 100%, dará jeito na humanidade. Embora concorde que cada uma tenha suas verdades são, a meu ver, completamente incapazes para tanto. A complexidade humana é gigantesca e não pode ser reduzida apenas a uma visão de mundo, pois como bem disse Hamlet: "Há mais coisas entre o céu e terra do que imagina a nossa vã filosofia"...

Danilo D
Enviado por Danilo D em 13/10/2020
Código do texto: T7086669
Classificação de conteúdo: seguro