Inicia-se o período eleitoral para prefeito e concomitantemente, às rivalidades. Os eleitores se posicionam, levantam sua bandeira, muitos adesivam suas casas, seus veículos, postam nas redes sociais, ou seja, assumem notoriamente seu candidato e sua sigla partidária. E o que há de errado nisso? Até aí nada, vivemos em um Estado democrático de direito, onde há garantia constitucional da liberdade de expressão.

Todavia, a livre manifestação do pensamento é relativa, vez que o indivíduo não deve expressar sua opinião xingando e ridicularizando o outro em nome dessa "liberdade".  Não  é aconselhável sair por aí, dizendo tudo o que pensa sobre os fatos, ou sobre as pessoas, sem sujeitar as consequências de seus atos.

Por vezes, em um momento de irracionalidade, muitos brigam e defendem seus candidatos, e nesse ataque com palavras, ferem a dignidade da pessoa humana, que é um dos princípios basilares constitucionais. 

Por que será, que neste tempo; a tolerância e o respeito são evidentemente ignorados por muitos?  Cuidado com as palavras,  se "mal ditas" podem  ocasionar sanções, em ação de indenização por danos morais, ou um processo de injúria, difamação, etc.