Gente é o bicho mais incrível que existe - bviw
O gato dorme sossegado e seu dono remexe-se no travesseiro do desassossego. Os bichos simplesmente vivem. Humanos são bichos pensantes. Isso faz de nós uma espécie paralela.
E por que será que pensamos tão diferente?! Gêmeos criados juntos - ao retratarem o passado e suas condições de vida - têm opiniões conflitantes: um diz que foi normal; o outro, que foi dificílimo. Qual dos dois está mentindo? Nenhum, nossa visão é única.
Isso fica patente também na carga genética, que, associada às vivências de cada um, faz de nós um complexo caldeirão humano. Ao nascermos, vamos mapeando nosso espaço, preenchendo o solo virgem da mente, e reconstruindo-nos continuadamente. Assimilamos e produzimos conhecimento.
Mas o acúmulo insensato de saberes pode colocar-nos em rota de colisão com o todo harmônico, do qual somos mera parte. Essa necessidade de cautela, faz-me concordar com a centenária senhora respondendo, sem pensar, a pergunta do pesquisador: “- o segredo da felicidade é não pensar demais”. Se nos distanciarmos muito de nosso formato natural, desmorona tudo; inclusive a humanidade.
Logo, se pensamos, não criemos sofrimento desnecessário. É nosso dever sermos felizes, garantir a integridade da natureza e o sono tranquilo dos animais - sem manias de grandeza. Afinal, ao que tudo indica, gente é o bicho mais incrível que existe.