VOCÊ É FASCISTA?

Talvez, a expressão mais usada nos dias atuais no Brasil seja sem sombra de dúvidas a palavra fascista. Ela se tornou frase quase que obrigatória entre letrados e intelectuais a simples mortais. Nas redes sociais e nas capas de jornais, fascismo virou a bola da vez. Bem, não sou estudioso de história para destrinchar o tema, mas até onde sei o fascismo teve início na Itália com o líder do país de nome Benito Mussolini. De acordo com os historiadores, as principais características de um Estado fascista são: Devoção ao líder, Estado máximo, militarismo, nacionalismo exacerbado, repreensão a liberdade de expressão e de imprensa, valorização da economia interna, partido único, etc, ou seja, uma ditadura. Aqui, por exemplo, o atual Presidente da República Jair Bolsonaro e seus seguidores são constantemente chamados de fascistas ou neofascistas. Longe de defender o governo brasileiro no qual não voltei e discordo de muitas coisas, a meu ver, ainda é um exagero dizer isso. No entanto, o mais engraçado para não dizer contraditório é que os antifascistas, antis isso ou aquilo, geralmente são aqueles que cancelam, ofendem e agridem todos os que são contrários as suas cosmovisões de mundo, ou supra moralidade. Lembro-me que quando criei uma conta no Instagram há mais ou menos uns dois anos atrás (não tenho mais), fui no perfil da feminista e filósofa Djamila Ribeiro, hoje uma das grandes vozes do movimento no Brasil, e discordei civilizadamente de uma fala dela. No dia seguinte eu estava cancelado, ou seja, bloqueado. O mesmo ocorreu com outra historiadora na qual não me recordo o nome. Há um tempo atrás a ativista cubana Yoani Sanches veio ao Brasil esperançosa de que pudesse ter sua liberdade de expressão respeitada já que os irmãos Castros (sem trocadilhos) a castrava em suas falas, e para sua surpresa foi hostilizada por ideologos de esquerda com medo de que ela contasse os podres da ditadura cubana. Isso sem falar de outros exemplos. Oras, como pode haver fascismo de uma turma que se diz lutar contra o fascismo? Hipocrisia ou incoerência? Vá a uma universidade (palavra que significa universal, pluralidade de ideias, etc) pública e ouse discordar de certos grupos feministas, LGBTS, movimentos afros, etc, para vê como será recepcionado. Possivelmente será ridicularizado, ignorado e isso se não for agredido. Enfim, acusar os ideologos da extrema direita de fascista é fácil, afinal, muitos são mesmo. Quero vê é a extrema esquerda ter a mesma coragem e culhão e chamar a si próprios de "fascistão ou fascistoídes."

Danilo D
Enviado por Danilo D em 12/10/2020
Reeditado em 16/10/2020
Código do texto: T7085546
Classificação de conteúdo: seguro