A criança e você

Próximo dia 12 de Outubro comemoramos o Dia das Crianças . Um ótimo período para olharmos para dentro de nós um pouquinho. E como também estamos saindo da pandemia de COVID-19,tudo se encaixa. Então, sejamos a criança de dentro de nós.

Estranho ouvir alguém dizer para sermos a criança que habita em nós,tendo em vista que alguns não puderam ser crianças em tempo real,só virtual,através de sonhos,pois a realidade os obriga a trabalhar já desde tenra idade. E brincadeiras de roda, corre-corre, bola , por exemplo, vão ficando para depois ou substituídas por celulares.

Criança é criança em qualquer lugar e classe social. Apenas os meios são diferentes; as aspirações são diferentes. Nunca o espírito de criança será perdido,por mais que nos digam o contrário, só porque tem pessoas mais engraçadas e levam a vida mais leve e descompromissada, quase infantil.

Podemos aqui enumerar muitas páginas abordando vários assuntos referentes as crianças ,como tráfico infantil,preconceito em adotar crianças mais velhas, trabalho infantil, maus tratos e muitos outros,não tão graves e que não mereçam comentários também por aqui, entretanto, o espírito de criança fala mais alto nesse momento.

A criança simboliza o futuro, a crença de dias melhores, do lado certo e correto das coisas,não só a inocência e o ar angelical de nós mesmos. Elas são e mostram como nós somos , como é a nossa personalidade perante a comunidade. Sim,porque se queremos ver como são os pais ou seus responsáveis,olhemos nossas crianças. A criança,é o melhor jeito de colocar o que aprendemos com nossos pais na prática. E o ditado que diz que “ é com exemplo que se aprende”, é a pura verdade. Elas copiam tudo ou quase tudo. E nos fazem, sem querer,seguir o caminho certo da vida,mesmo que alguns não consigam; não é qualquer um que serve para ser mãe ou pai. Mas,enfim,criança será sempre criança . Até mesmo aquelas tipo “ adulto em miniatura” ,de tão educadas!

E falando em “ adulto em miniatura” foi-se o tempo de vestir nossas crianças como se fossem pequenos adultos ou do mesmo jeito que a mãe ou o pai estão vestindo,segundo a moda da atualidade. Oras,criança é criança; tem o seu próprio mundinho, suas cores,suas opiniões,seus medos ,amigos (ou amigos imaginários também). Só é necessário assessorá-las e deixá-las serem elas mesmas.

Então, sendo criança ou adulto com a sua criança interna, vamos comemorar esse dia,com muita reflexão , alegria , brincadeiras , relax e com tudo o que esse dia representa, pois “ o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço”. Ainda.