Confesso que talvez tenha errado

ONTEM postei uma maltraçada falando sobre uma afirmativa de Dostoiévski dita pela boca do seu personagem, no romance "Os Irmãos Karamazov, Ivan:- Se Deus não existisse tudo seria permitido. Era, juro,minha pretensão afirmar que se as pessoas não temessem a Deus, o mundo viraria um caos ainda maior. Que as pessoas tinham necessidade de ter fé.Que o temor a Deus poderia mesmo ser maior que a fé. Não que isso acontecesse comigo,um sem religião, mas que crê muito em Deus, embora em certos momentos, sobretudo quando piso feio na bola, em sinta um certo medinho de Deus. Por outro lado vivi muito tempo no interior e sei que as pessoas tê mais medo que amor a Deus.

Mas confesso que talvez tenha errado quando generalizei, levantei uma polêmica acredito que desnecessária, incitando discussões, divergências. Eu mesmo num comentário a minha própria crônica fui deselegante e açodado. Dei uma de babaca.

No entanto,essa minha preoupação com Deus é muito antiga.Vem desde criança.Nunca aceitei a ideia,por exemplo que Deus fosseum velho branco, de barba branca, sério e rigoroso. Sempre entendi queDeus era auma Força Superior que criou ecoordenava todo o Universo. E que não tinha forma humana.

Livários livros sobre o assunto, vi documntários e filmes.Mas nunca me convenci copletamente dasexplicações sobre Deus. Qaunto à Bíblia,que sempre leio trechos,acho que se rata de u dosmais magníficos ivros de ficçãodetodos os tempos. É lindo. Mas convencer, por exemplo, que Sansão matoumais de quatro mi inimigos com uma queixada de jumento, é uma tremenda forçadade barra. A Bíblia de verdade são ps Evangelhos,que foram escritos porquem não viveu os fatos narrados. Ainda achoque muito da históriade Cristo permanece oculta.

Tem mais, acreditar que só existe vida inteligente na terra é um absurdo, é subestimar ainteligênciade Deus, que nao iria desperdiçar tanto espaço.

No mais,acho que o Deus da China, do Egiro, de Cuba, do Japão e até do Brasilé o mesmo de Marte eoutros planets;. É uma Força Superior. Tantoacredito como temoa Deus. Que Ele ns proteja. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/10/2020
Código do texto: T7084887
Classificação de conteúdo: seguro