EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO

EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO

Vamos fazer um exercício de imaginação.

Há fortíssimos indícios, (alguns declarados outros camuflados), de que Marte já foi um planeta com condições de abrigar vida. Calota de gelo, resquício de atmosfera, e uma gravidade bastante semelhante à da Terra.

Agora vamos mais longe um pouquinho: Vênus. Aqui a situação muda radicalmente. Com uma temperatura média de 460 graus Celsius, nenhuma água consegue se formar, e mesmo as chuvas são de ácido sulfúrico .Tudo isso graças ao violento efeito estufa que cobre todo o planeta, mas, segundo os cientistas pesquisadores, Vênus também já teve condições de abrigar vida. Pesquisas revelam formações que podem indicar leitos de lagos e ou oceanos na tórrida superfície do planeta. Então, a pergunta de um milhão de dólares, é: o que aconteceu nesses nossos vizinhos para torná-los do jeito que hoje são?

Cientificamente não há resposta taxativa à essa pergunta. Há como sempre suposições: Vulcões, meteoros etc. No entanto, observando o que acontece aqui mesmo na Terra, podemos aventar mais uma hipótese, que infelizmente, a meu ver, mostra-se bastante plausível.

Senão, vejamos. Os milhões de veículos que trafegam pelas congestionadas estradas em todo o globo enchem a atmosfera de CO2, (verificar); o desmatamento desenfreado vai aos poucos fazendo com que aumente o aquecimento global. A energia nuclear está aí, até na internet à disposição de qualquer maluco que queira investir tempo e dinheiro para destruir este mundo ímpio que não segue as regras do seu Deus.

Isto posto, o que nos impede, nesta mentalização, de imaginar que algo assim aconteceu aos nossos irmãos de sistema?

Visualizem: Marte é um planeta agonizante. De suas imensas e verdejantes florestas, não restam mais do que alguns esparsos e raquíticos bosques, e, é claro, se perece a flora, toda fauna perece junto, pois um é dependente do outro, e, como todo tipo de vida é interdependente, os humanos de Marte também vão ser extintos. Ah, mas não se preocupe. Alguns se salvarão, mudarão para o verdejante e parasidíaco planeta bem ali pertinho e o colonizarão.

É de pensar-se que desta vez terão aprendido a lição e tratarão seu novo lar melhor do que fizeram com o antigo, só que não! Sabe por que? Simples. Os que conseguem migrar, (verificar), não são os aposentados como eu, os operários, e nenhum dos que ganham a vida com o suor do rosto, mas sim, os que gastam fortunas comprando políticos para que impeçam a aprovação do combustível limpo; madeireiras que desmatam ilegalmente grandes áreas florestais inteiras, que apesar de conhecidos não sofrem nenhuma punição e continuam ad infinitum seu comércio danoso; pecuaristas que idem, enfim, todos esses e outros que não têm escrúpulos de destruir um planeta para amealhar fortunas. Esses irão para o céu. Essa parte não é ficção. Já há projetos para colonização de Marte.

Resta-nos sonhar que alguns séculos antes do ponto fatídico, os poderosos vendo que mesmo com a fortuna que amealharam não conseguem comprar alimento, já este será tão escasso que quem conseguir algum não o venderá por dinheiro nenhum, se empenhem numa cruzada investindo todos os seus bens para tentar reverter o estrago que fizeram, e antes de terminar, um pequeno mas importante adendo.

Embora eu tenha satanizado principalmente os milionários, seria injusto não dizer que a maioria dos pobres e integrantes da classe média, também contribuem com uma boa parcela de culpa na degradação do planeta. Como? Quando consomem desbragadamente além daquilo que precisariam para viver; quando utilizam apenas produtos industrializados, dos quais as vezes a metade vai para o lixo, (embalagens de latas, plásticos, etc), que fazem prosperar indústrias poluidoras da atmosfera dos rios, lagos e mares; quando procriam indiscriminadamente, e por aí a fora.

Aldo Silva.