A nossa África. ( um elefante in Love)

Os angolanos chegaram a todos os cantinhos do mundo, e foi do outro lado de África, Moçambique, que muitos anos mais tarde eu soube noticias da Marilia , a minha quase irmã mais velha, filha dos meus padrinhos. A minha amiguinha de Moçâmedes, cresceu , casou , e formou uma família linda.

Por um certo periodo do governo colonial português viveram na região linda do rio Zambeze, Barragem de Cahora Bassa / Moçâmbique, onde seu marido trabalhou como engenheiro.

Um dia Marília recebeu a noticia da breve visita dos sogros e começaram a programar uma ida ao parque Nacional da Gorongosa e Kruger park, este que faz divisa , o principal Parque Nacional de Moçambique atualmente completamente recuperado depois de ter sido palco de grandes batalhas entre forças opostas durante a guerra civil moçambicana.

Marilia queria proporcionar aos seus sogros as férias mais emocionantes de suas vidas e assim, quebrando as regras de nunca usar de favores especiais, resolveu pedir a seu pai, na época Diretor dos Serviços de Veterinária em Angola que interferisse junto ao amigo pessoal Diretor do Gorongosa Park para que lhes fosse dispensado um atendimento diferenciado.

E assim foi. Chegou o grande dia e ela, com o bilhetinho de apresentação na mão recebe a informação que teriam no máximo 30 minutos para chegar aos bangalôs antes do parque fechar.

Até aí tudo bem .Pés no acelerador do carro e lá foram eles por aquela estrada de terra infelizmente não muito adequada a qualquer tipo de veículo. As "picadas" , assim chamadas por nós.

Plof, plof, plof , o carro engasga e descem .

Rolava pelo chão o cano de descarga, o escape do motor.Só havia ali uma pessoa capaz de se enfiar debaixo do carro para o colocar no lugar: a magrinha Marilia, e mais fraquinha ainda por nada comer naquele lugar que ela acreditava que só lhe ofereciam às refeições carne de porco do mato. Javali ! Ela não comia carne de caça.Só ela conseguiria se enfiar debaixo do carro. Magra mas habilidosa e em forma, lá se esticou e resolveu o problema. Infelizmente aquela estrada de terra batida não deu descanso ao cano de escapamento e tiveram de parar mais umas 4 vezes . Marilia a postos, toda branca de poeira sem mesmo que se lhe vissem os olhos, entrega o cartão de apresentação ao marido :

- “ Toma, guarda-o tu. Só nos falta agora perder o cartão em meio a toda esta poeira.Não podemos perder a cortesia do Diretor do Parque.

-"Sim, mete-te no carro que vamos chegar a tempo. Depois tomas um banho e ficas como nova”-disse o marido

- “Quero lá saber do banho, marido, Nesta altura quero é encontrar o homem para nos facilitar a vida!”

Chegaram, finalmente, e a tempo do fechar das portas de entrada.

O bilhetinho de apresentação foi entregue a quem os recebeu naquele momento de chegada.

Chegaram aos bangalôs e ainda nada de resposta do Diretor.Deitaram-se

De repente, umas 3:00 da manhã escutam batidas fortes à porta que os fez cair das camas num pulo, assustadíssimos. Era um funcionário que, a mando do Sr Diretor tinha enviado uma condução aberta, um troller, para que fossem ver o nascer do sol e todos os animais naquele horário a procurar pontos para beber nas proximidades do rios e lagos. O dia nascia no Gorongosa, finalmente.

Que passeio maravilhoso! Só África poderia ser assim! Primeiro viram uma família de leões com filhotes pacificamente sentados à beira de um lago e apenas com um pequeno incidente causado pelo reflexo de uma câmara fotográfica alterou um pouco a paz daquele momento. Depois foi uma manada de búfalos, lindíssimos mas perigosos como são ,todo o cuidado foi pouco. A certo momento um parou à frente do carro mas saiu calmamente

E depois ? Áh, depois foi o melhor. Muitos , muito elefantes logo ali muito perto e eles podendo ali estar tão à vontade com as crianças!...Maravilha! Afinal, as crianças mal podiam esperar para ver elefantes, antes de qualquer outro animal.

Mas, chegaram num momento de Love, muito Love. O elefante macho namorava naquele momento a elefanta e não queriam saber de mais nada. Empurra daqui, empurra dali, clima de muito amor, mesmo!

O filho mais pequenininho, cada vez mais se esticando para espreitar melhor pelo canto do carro, larga de repente um grande berro:

- “Mãe, Mãe olha aquele elefante que tem 5 pernas. Vovó, tu já tinhas visto algum assim com 5 pernas tão grandes?”.

Marilia, com as bochechas vermelhas que nem tomates, olha para o marido e para os sogros e diz:

-“ Bem, bem, então acho que já vimos elefantes demais por hoje.Podemos ir”

Eu fico-me perguntando como aquela criança lidou com a curiosidade de só ele, apenas ele , ter achado invulgar ver-se um elefante de 5 pernas no Gorongosa Park?

Lana

Lady Lana
Enviado por Lady Lana em 06/10/2020
Reeditado em 07/10/2020
Código do texto: T7081345
Classificação de conteúdo: seguro