TUDO PASSA PELA CONSCIÊNCIA
Para mim tudo passa pela consciência. A consciência é a faculdade que o homem tem de contemplar o seu íntimo, assistir á sua própria existência e ser por assim dizer expectador de si próprio.
Se nos debruçarmos sobre a ideia implícita nestas palavras, compreenderemos o estado caótico em que o mundo vive e porquê.
Se vivessemos numa sociedade de indivíduos consciencializados, viveríamos num mundo justo, equilibrado e feliz. Um mundo perfeito.
Mas todos nós sabemos que isso é utópico. Utópico, porque nunca deixaremos de ser gananciosos. Porque nunca deixaremos de ser estúpidos, uma vez que a tendência é para sermos cada vez mais egoístas, mais comodistas, mais individualistas.
Tudo, “qualidades” opostas á inteligência, logo, inerentes á estupidez.
Aplaudimos de pé a nossa própria destruição, exatamente porque não temos consciência, francamente, até dá dó!
Contudo, agora surgiu um fator novo, que muito “oportunamente” nos vem “desculpar” a nossa actuação egocêntrica, aprova, dá razão e enfatiza o afastamento e comportamento anti-social que já vínhamos praticando.
Não vou dizer que é de bom tom, mas agora, urge manter o afastamento, evitar as manifestações físicas afetuosas, as visitas a parentes e amigos, assim como as visitas de cortesia, embora pessoalmente não vá á bola com estas últimas, soam-me a para bem parecer, a politicamente correcto, resumindo, soam-me a falsidade.
Concluindo a minha crónica de hoje, é claro que já descobriram que a senhora em questão não é nada mais, nada menos que a Covid 19.
É uma senhora estranha que apareceu apenas para acabar de virar o mundo de pernas para o ar.
Usemos sempre a máscara para barrar a entrada ao coronavírus, o senhor que tão acerbadamente a provoca!
©Maria Dulce Leitao Reis
Outubro 2020