Comportamento Humano
Pode-se recorrer a Psicólogos, Psiquiatras, Antropólogos, Sociólogos e a qualquer outra especialidade em recursos humanos, que há de se constatar o seguinte: ninguém é 100% bom nem 100% mau. Tanto num como no outro, há de ter um percentual, por menor que seja, negativo ou positivo. É tanto que, certa vez, uma determinada pessoa do meu conhecimento contou-me que foi socorrido por alguém que, conhecidamente pelo setor policial, era contumaz na prática de crimes. Mas, naquele dia, fez um gesto digno de uma pessoa do bem. Num determinado trecho de uma rodovia, já ao anoitecer, seu carro apresentou uma pane, de modo que ele jamais sairia dali sem a ajuda de terceiros, uma vez que na época nem havia celular para pedir socorro a parentes ou guincho para rebocar seu carro. Eis que, de repente, ali se apresenta uma dupla que velozmente vinha em seu potente veículo, e lhe oferece seus préstimos. Naquela hora em que se viu abandonado na estrada, com duas crianças pequenas, aqueles dois cidadãos foram de uma gentileza ímpar. Entretanto, de início, a presença deles causou um susto, pois seus rostos foram reconhecidos como alguém que já havia sido visto na televisão, em manchetes policiais. Mas, naquela hora, estava ali o lado bom do ser humano. Foi de uma presteza tão grande, que até hoje o socorrido costuma frisar: "ninguém é tão ruim que não possa ser bom, numa determinada ocasião".