HÁ DOIS SÉCULOS E OITO ANOS ATRÁS... *

Hoje * é dia primeiro de um novo mês que se inicia, que a seqüência de seus dias possa ser pródiga em realizações, para nós e para aqueles que convivem conosco, e, daqueles que são nossos amigos (as) “virtuais”, e grande parte não os conhecemos pessoalmente, mas quase diariamente se fazem presentes, na troca de mensagens cujo teor, na maioria das vezes é edificante, visa construir um mundo melhor, certamente a “atração” obedece a Lei de Afinidade em que os ideais são recíprocos...

Esta é a nossa primeira Reflexão do mês de outubro, em que, não poderíamos deixar de mencionar algumas palavras sobre o próximo dia 3, é a data do nascimento de um personagem que há exatamente duzentos e oito anos atrás, renasceu no solo francês, * com a missão pré-determinada: o “descortinador” das duas dimensões, que sutilmente se interagem.

Estava com 50 anos, casado, com sua vida estabilizada, pedagogo, professor, e conceituado escritor na área educacional,* porém, sua abençoada missão iria muito mais além, dos 50 aos 65 anos que não chegou a completar, foram 14 anos de dedicação quase exclusiva, para decifrar os enigmas d ´alma ...

Um de seus amigos Senhor Fortier, foi o “agente” que insistiu algumas vezes para que fosse investigar as “mesas girantes”, além desta ação, “elas” respondiam perguntas; ele prontamente inquiriu: como podem fazer se não tem cérebro?

Espírito lúcido, coerente, pesquisador nato, após exaustivas observações, aquilo que para muitos parecia uma coisa frívola, sem um sentido sério, era na realidade fenômenos ostensivos, a intervenção do mundo “invisível”, à dimensão mais densa da “matéria”...

Todo este seu esforço valeu a pena, que resultou no lançamento de seu primeiro livro* em forma de suas perguntas e respostas que obtinha de uma plêiade de entidades espirituais de avançado nível de entendimento. Outros viriam depois*, para complementar e edificar os cinco célebres postulado que se baseiam a Doutrina Espírita: Deus a Causa Primária de tudo e de todos; alma, “fagulha” divina, que sobre vive a “morte” e a possibilidade desta comunicar-se, através de médiuns, que são dotados desta sensibilidade. As múltiplas vidas, inerentes as necessidades de cada um, buscando seu progresso Moral e Intelectual. E o alicerce de sua Base Doutrinária finaliza com a pluralidade dos mundos habitados; que na realidade se constitui em “moradas” e “escolas” de múltiplos aprendizados...

Estes são os cinco postulados que se baseia a Doutrina Espírita, que é denominada de Terceira Revelação.

Duzentos e oito anos se passaram após o seu nascimento, e cento e cinqüenta e cinco anos de o lançamento de seu primeiro livro; apesar de tanto tempo, as 1.018 perguntas feitas por ele, de modo bem abrangente, sobre Ciência, Filosofia e religião, ali contidas, com respostas coerentes, não perderam a sua validade, embora já tenha passado mais de século e meio, persistem com sua validade, continuam sendo um repositório de consolação nos momentos em que as dores d ´alma nos afligem e questionamos os por quês, dos nossos sofrimentos...

Que neste próximo dia 3 de outubro, que Deus abençoe, onde estiver, o vanguardeiro dos novos tempos, em que finalmente a era do espírito, há de se sobrepor ao materialismo, que tem sido agente de tantos sofrimentos, ao logo de nossa história...

Seus livros, e os exemplos de sua vida, é uma inegável contribuição para um mundo melhor, de solidariedade, e respeito à vida em todos os níveis, hoje, amanhã e sempre...

*Lyon 3 de outubro de 1.804 - Hippolyte León Denizard Rivail (Allan Kardec).

* O Livro dos Espíritos 18 de abril de 1.857

* O que é o Espiritismo? 1.859

* O Livro dos Médiuns janeiro de 1.861

* O Espiritismo em sua expressão mais simples 1.862

* Viagem Espírita 1.862

* O Evangelho Segundo o Espiritismo, abril de 1.864

* O Céu e o Inferno, agosto de 1.865

* A Gênese, janeiro de 1.868

Revista Espírita janeiro de 1 de janeiro de 1.858 a abril de 1.869, embora o seu desenlace ocorreu em 31 de março de 1.869, já tinha adiantado as matérias para o mês de abril...

*Obras menos conhecida: O Principiante Espírita, A Obsessão.

*Obras Póstumas, somente foram publicadas em 1.890...

* Nove são de destaque. Possuía dez diplomas...

* Números compilados da Wikipédia*

Curitiba, 01 de outubro de 2.012 - Reflexões do Cotidiano – Saul

*Hoje, é 04 de outubro de 2020.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman mensagensespiritas.site

walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 04/10/2020
Código do texto: T7079661
Classificação de conteúdo: seguro