O vídeo do meu aniversario de 80 anos
foi um Projeto realizado pelos filhos, para homenagear sua mãe, Terezinha Domingues, pela passagem dos seus 80 anos, realizado em 02 de outubro de 2020, já que estamos em isolamento social por motivo do Covid- 19.                                                                       Ao todo, 83 familiares e amigos participaram do vídeo. de várias partes do Brasil e do mundo: Rio de Jaaneiro, São Paulo, Paraná, Amapá, Espírito Santo, El Salvador,  Havaí,  Portugal, França, Alemanha e, Itália.  A sugestão era que eles relatassem em um minuto, uma lembrança de vida com a aniversariante. É claro que muitos ultrapassaram este minuto, por isso o vídeo somou 1 hora e vinte minutos, praticamente, um filme.
Eu, Terezinha, fui surpreendida com o presente, mas fiquei muito feliz e quando assisti ao vídeo, percebi que este trabalho dos filhos e famílias, ficou muito interessante e profundo, porque na lembrança de cada um, surgiram tantos momentos diversos, sendo que muitos se repetiram, como no caso do Teatro Nosso Quintal cuja apresentação, durante muitos anos, do Presépio na noite de natal, representado pelas crianças da nossa família, que eram muitas, seguido da entrega dos presentes pelo Papai Noel, nosso querido Vô Ducy. Tudo improvisado, sem ensaios, mas que ficava lindo!
Houve lembrança também dos presépios realizados na Biblioteca da Tijuca, pelas crianças e adolescentes do PDA, um Projeto da Visão Mundial que foi executado pela Ação Comunitária Sal da Terra, anos atrás.
As festas Juninas da nossa casa na Vilela Tavares e depois na casa da rua Padre Roma, também foram lembradas. Bem como os passeios de final de ano do nosso grupo de Catequese em preparação à primeira eucaristia.  Houve a lembrança de uma pessoa que registrou o fato de que na nossa casa da rua Padre Roma havia uma bandeja grande cheia de copos com o nome de cada criança da rua e quando após brincarem e sentirem sede, entravam cuja porta ficava aberta, pegavam o seu copo e bebiam água. Disse ele que isto era um gesto muito raro e que significava, simplesmente, que a casa era deles também e que eles faziam parte da nossa família. Isto foi um gesto muito bom para todos eles, crianças em formação.
Outra lembrança que quero registrar foi de uma pessoa que teve uma pequena participação na peça “A Bruxinha que era boa” do Teatrinho Nosso Quintal, com apenas uma fala. E ela conta que ficou tão feliz com esta experiência vivida na sua infância que a escolheu para o meu vídeo.
Todo projeto, mesmo simples, se torna um momento único e fantástico. Às vezes não nos damos conta. Achamos até que o trabalho não valeu a pena. Mas precisamos acreditar no poder do amor e da responsabilidade.
E aí a resposta vem anos depois pelo relato de um adulto que foi aquela criança anos atrás.
Muito obrigada por me oferecerem toda esta riqueza de vida vivida e que se encontrava guardada no coração destas pessoas e vocês permitiram que esta memória fosse revelada no dia do meu aniversário de oitenta anos,  trazendo-me felicidade e gratidão a Deus por todo caminho percorrido.   

                                 Terezinha Domingues, 03/10/2020

Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 03/10/2020
Reeditado em 16/01/2022
Código do texto: T7078530
Classificação de conteúdo: seguro