Inquisição e Fundamentalismo

RECENTEMENTE coloquei uma maltraçada sobre o fundamentalismo. Vou complementá-la hoje relembrando o tempo terrível da Inquisição, do fundamentalismo católico que matou mais que várias pestes.

Quem leu ou assistiu à peça "O Santo Inquérito", de Dias Gomes, além de ter tido a oportunidade e apreciar uma obra de arte do tearo, deve ter refletido sobre o horror que foi a Inquisição. A peça trata da tragédia que se abateu sobre uma moça pura e livre, Branca Dias. Ela vivia, na idade média, numa cidade do interior da Paraíba. Era exceção porque sabia ler, pensava e gostava de poesia. Era uma cristã, mas não fanática. Era no tempo da Inquisição(que era denominada, pasmem, de santa).

Certo dia, Branca salva do afogamento um padre que viajava numa canoa. Reira-o da água e faz respiração boca a boca, salva o padre que é um discípulo fanático da Inquisição. O padre, Bernardo, se a

proxima dela e começa a crivá-la de perguntas, então descobre que ela sabe ler, gosta de poesia, é sonhadora, livre e, ainda, é noiva de um rapaz muto bom, Augusto. Essas confidências foram a perdição de Branca, Despertaram no padre Bernardo o demônio da maldade, do despeito, da ingratidão. Ele começa a sentir que precisa "salvar" Branca dos seus "pecados". "purgá-la" de acordo com a filosofia demoníaca da"Santa Inquisição". Então aproveitando a estada na cidade de um Visitador do Santo Ofício, um bispo inquisidor, delata Branca como necessitando purgar seus pecados. Primeiro prendem o ai e o noivo dela. Depois interrogam e prendem Branca, atanazam a jovem, ameaçam, querem obrigá-la a confessar pecados que não cometeu. Diante de tanta pressão ela quase hesita, mas consegue resitir. Fazem um últio aceno á jovem, mas ela resolve não abjurar, Então eles a colocam na fogueira sem do e nem piedade.

Tudo bem, parece ficção, mas não é. Era o sistema que vigorava na época abençoado pela Santa Igreja Católica Apostólica e Romana.Não se pode defender e nem ser conivente com o fundamentalismo. Em nenhuma época. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/10/2020
Código do texto: T7078529
Classificação de conteúdo: seguro