AS GUERRAS: UM DOS GRANDES FLAGELOS DA HUMANIDADE... 9h46min.
Há um documentário no Youtube, de excelente qualidade, dirigido pelo saudoso jornalista Alberto Dines, feito em 2014, com o título: Observatório da Imprensa Relembra o Início da Primeira Guerra Mundial, cuja duração é de 52 minutos, assistimos em duas etapas, ontem e hoje. A quem tiver interesse, e um tempinho vale a pena assistir...
Até não vamos narrar o conteúdo para não perder o “encanto”, mas não podemos deixar de contar, o nosso país, quis participar, desta primeira Guerra Mundial, e, enviou seus soldados de navio, quando finalmente lá chegaram, pasme! O longo conflito bélico, havia recém acabado, os soldados brasileiros, fizeram uma longa viagem em vão, porém, muitos mesmo não entrando em combate acabaram falecendo, pois foram acometidos pela Gripe Espanhola...
... Nos faz lembrar dos nossos tempos de caserna, quando fomos convocados para prestar serviço militar na cidade do Rio de Janeiro, na época capital do nosso país, nos anos 59 e 60, na Polícia do Exercito, que tinha o hábito de requisitar os jovens do sul em face de sua estatura, a viagem naquela época era feito de trem, cuja a duração foi de duas noites e três dias...
Quando, finalmente chegamos, - era em torno de 800 jovens – em Andaraí, bairro da Tijuca, sede do quartel, onde funciona a muitos anos, extenuados, pela desconfortável viagem, pois os bancos do trem eram madeira...
Começava para nos uma vida nova, cuja a palavra disciplina, estava sempre em primeira ordem. Havia os “rituais” diários, como fazer a barba todas as manhãs, e, corte do cabelo uma vez por semana, pois isto era “constado”, antes e uma eventual saída do quarte, os “reprovados” eram impedidos de sair...
Foi naqueles anos que tivemos a oportunidade de ir a alguns trabalhos da Federação Espirita Brasileira, junto com nosso saudoso companheiro de farda o Lineu, que já se foi prematuramente...
Também fomos “encaminhados” a conhecer a Mocidade Espirita Libertação, em Del Castilho, em que tivemos a oportunidade cultivar várias amizades, dentre eles o Wilson Vaz de Casas, que também já nos deixou algum tempo... 10h18min.
Em tempo: estes tempos de caserna, estamos lembrando em função de assistirmos este documentário, que recomendo aos nossos prezados leitores (as) .
Curitiba, 03 de outubro de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul
https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman
mensagensespiritas.site. walmor.zimerman@bol.com.br