Fu n d m e n t a l i s m o

ONTEM bati um papo por telefone com uma amiga que não vejo pessoalmente há mais de dez anos. Ela é religiosa, mas, graças a Deus, não é fundamentalista. E tem uma mente aberta. Depois de perguntar por minha saúde e indagar se estou me cuidando, passamos ao papo propriamente dito. Ela está achando que o fundamentalismo está cm um projeto de poder em andamento, e que isso é muito perigoso. Segundo ela, com a apatia e desgaste das forças democráticas, o povo está sendo cooptado pelo fundamentalismo. Mais, que se a escalada dessas religiões de resultado continuar em menos de dez anos o país será dominado pelos fundamentalistas. Eles estariam fortes em todos os setores, inclusive no meio jurídico. Indaguei dela,uma religiosa católica atuante em comunidades de base, como é que tendo um papa progressista e avançado, o catolicismo estava em baixa no país,sendo atropelado pelo fundamentalismo terrivelmente evangélico de resultados, tanto aqui como em outros países. Ela me respondeu que o catolicismo conservador sabota o papa até no Vaticano.

Fiquei espantado, se o papa não tem a liderança da Igreja, se diz uma coisa e o conservadorismo pratica outra, então a coisa é muito grave, ha na Igreja infiltrados e atuantes discípulos do fundamentalismo . Acho que há perigo de virarmos um país fundamentalista. Qe Deus nos proteja. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/10/2020
Código do texto: T7076779
Classificação de conteúdo: seguro