Amor e poder

Ao longo do caminho as pedras vão machucando os dedos e o coração; são tantas barreiras que um indivíduo tem que passar. E na condição de mulher, pior. Tudo começa com a esfera do poder, e se não tiver nenhum, danou-se. Nascer numa manjedoura te faz discípulo de Cristo, ao menos no sofrimento.

Está pensando que é fácil crescer na sociedade estratificada? Não mesmo! As oportunidades são para os pares, e os desiguais são só figurinhas descasadas. Os laços sociais de quem tem o dinheiro parecem até fita em papel de presente, bonitos. Entretanto, o infeliz que foi abandonado pelos deuses da sorte, vira apostador de ilusão. Quase tudo é um sonho; até o da padaria é pago.

De resto, só o trabalho árduo; depois que atravessar os obstáculos, para ter o mínimo de requisito exigido. E, mesmo assim, é bom ter uma boa fada madrinha; ela realiza desejos. Mas, não se engane! Não existe contos de fadas, e todo favor é pago. Já que o desafortunado é um ser isolado, crer em Deus é a única solução.

Porque sem a esperança, o mês de Setembro amarelo tornar-se-á vermelho. Chega de tantos dias cinzentos! Além da religião, os sentimentos também são acessíveis, e nessa atmosfera permeia o amor. Ah, o amor! Sentimento nobre, que não se compra, não se vende e não se corrompe. Quer dizer, na definição teórica.

Pois quando um pobre consegue algumas reservas, adota o mesmo perfil de um rico. Não quer sua prole misturada com uma vida vazia de economia. E coitada, da mulher que tiver filho de uma relação fragmentada; será uma condenada à morte. Se vier de uma família abastada, não tem nada demais; será absorvida com fruto e tudo. E todos serão uma só carne.

Mas se contar, apenas, com o amor, o filho e a sorte, entrará em rota de colisão com a família do ser amado. O preconceito, a ignorância e a ganância, nesse quesito, é uma salada de frutas. O sabor predominante dependerá da fome. Não adianta querer pertencer, fazer tudo para agradar e ter um bom caráter, sem dinheiro o sujeito nunca terá predicados. Será para sempre oculto, indeterminado e invisível.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 01/10/2020
Reeditado em 01/10/2020
Código do texto: T7076743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.