Definições de amor próprio estão sendo atualizadas

Hoje vamos falar sobre amor próprio. Posso começar dizendo que é uma palavra muito utilizado ultimamente, mas que poucos entendem o real significado. Não estou dizendo que há verdades absolutas, mas que há alguns quesitos básicos. Vou tentar exemplificar melhor. As pessoas ou a grande maioria, entendem que amor próprio é se olhar no espelho e se achar linda. Aí tiram uma foto e postam no Instagram, com a legenda "amor próprio", sem nem imaginar que por trás disso há muito mais. Sim, há muito mais.

Se amar, olha que louco. Um processo lento e dolorido. Ninguém acorda um dia e do nada está se amando. É um processo, é dia a dia, é tijolinho por tijolinho no seu castelo.

Se amar, requer disposição, requer aceitação, requer abrir mão de coisas e pessoas que amamos e nos fazem mal. Quando você começa a se amar, você começa a entender que nem tudo te cabe, que você precisa se priorizar. É saber reconhecer seus erros e defeitos, mas aqueles defeitos mesmo, aqueles que te fazem ter vergonha de falar em voz alta, mas que no sei íntimo você sabe que existem. Se amar requer coragem. Quando você passa a entender, você não aceita menos do que merece. Você para de se nivelar por baixo e achar que o mínimo é bom. Você se apaixona por você mesmo, antes de se apaixonar por alguém. E você passa a amar cada marquinha, cicatriz e imperfeições que existam. O projeto do espelho é o último. É quando você entendeu tudo, aí ele irá externizar. Quando você se ama, esse amor transcede. Esse processo pode ser um pouco solitário, mas te traz uma paz e uma segurança fora do normal. E estar só não é o fim do mundo, estar só te traz um auto conhecimento fora do normal. Não tô dizendo que você tenha que se afastar das pessoas para se amar - a não ser que sejam tóxicas. Mas que você precisa do seu momento. Quando você aprende a se amar, não se importa tanto com a aprovação dos outros. Quando você aprende a se amar, você eleva sua autoestima sem que precisem sustentar, pois você a sustenta sozinha.

Quando você se amar de verdade, você entenderá tudo. E eu desejo de coração, que isso não leve a vida toda pra acontecer.

Pois no fim das contas é só você por você.

Ana Carolina Dutra
Enviado por Ana Carolina Dutra em 01/10/2020
Reeditado em 01/10/2020
Código do texto: T7076696
Classificação de conteúdo: seguro