MPB e Liberdade

PENSO que todos aqueles que possuem um mínimo de informação sabem queo fascismo e a casa grande têm os poetas e compositores da MPB, Sim,porque sabem que a MPB é uma força libertadora, um vetor de mobilização popular e da luta por justiça social. Lembrem o papel histórico de Chico Buarque, Gonzaguinha, Taiguara, Sérgio Ricardo, Zé Keti, João do Vale, Nara Leão, Maria Bethânia, Tom Jobim, João Bosco e Aldir Blanc ,Milton Nascimento, Toquinho,o grande Vinicius, Carlos Lira... Lembremos Vandré, não só de "Caminhando", mas de Disparada: "Gado a gente tange, prende, ferra, engorda e mata, mas com gente é diferente". Os poetas e compositores foram perseguidos, alguns presos, caso de Caetano e Gil, outros exilados,caso de Chico Buarque, todos censurados, mas nunca baixaram a cabeça e nem foram coniventes com o fascismo militar.

Nunca foi tão importante lembrar a MPB. Fazer isso é uma prova de brasilidade. A MPB é a grande referência da nossa cultura. Ela desperta o povo e conscientiza.

É claro que admito que a musica é universal. Mas temos o dever de priorizar a nossa música que é sem nenhuma dúvida a mais bonita do mundo. Um fator de libertação, como canta um verso de Viola Enluarada: A mão que toca uma viola se preciso faz a guerra". Ou como cantor Chico Buarque: "Apesar de você amanhã há de ser ouytro dia".Já notaram que na direita não há grandes nomes da MPB. Nela pontificam os dobrados e os capachos de fascistas marcham e, não raro, sentem orgasmosde prazer.Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/09/2020
Código do texto: T7075051
Classificação de conteúdo: seguro