1500 lembra o quê?

No antigo curso Primário, hoje Ensino Fundamental, nas nossas primeiras aulas de História, certamente vinha a pergunta: "quem descobriu o Brasil? - Em que ano?" - Não há quem não tenha mentalizado o "Pedro Álvares Cabral e o ano 1500". E, retroagindo no tempo, achava-se que o Brasil já era um país velho. Mas, comparando-se com alguns países da Ásia e Europa, a exemplo da China, Grécia, Itália e até mesmo Portugal, o nosso descobridor, vemos que o Brasil é um país jovem.

Assim, os meus 1500 textos hoje completados aqui no Recanto das Letras significa muito pouco em relação a muitos outros escritores, bem como o número de leituras, mesmo tendo aqui começado em 2007, na condição de "Escritor Amador", não podendo exceder a três textos diários. Mesmo tendo optado por diversos estilos, assim como artigos, crônicas, cordel, trovas e até Biografias, onde escrevi grande parte dos capítulos do meu livro "DO SERTÃO AO MAR", ainda estou muito longe dos respeitáveis escritores daqui, cujos números e qualidades estão a "anos-luz" à frente do modesto "escritor amador" que até hoje ainda sou. Há de convir também que, de vez em quando, me ausento temporariamente, levando a crer, para alguns leitores, que abandonei o Recanto das Letras. Mas, enquanto puder, estarei aqui inserindo um pouco do meu "besteirol", que faz muito bem a quem escreve, principalmente agora no período da pandemia.

A pessoa que me convidou para ingressar neste Recanto das Letras, à época morando no Rio de Janeiro, onde fez brilhante trajetória profissional nas Letras e no Judiciário, atualmente já está em sua terra natal, a nossa Alagoas, "A Terra dos Marechais". Ultimamente, não tem comparecido ao Recanto, provavelmente por motivo de saúde. Mas aqui deixou um grande legado, com seu cabedal intelectual, com muitos livros publicados.

Pois muito bem. Minha idade está aí estampada no meu perfil, que indica que não sou assim tão jovem, mas, enquanto saúde tiver, contando com as caminhadas diárias pela "Orla mais bonita do Brasil", haverei de estar aqui, dando as minhas goleadas, além dos 1500 gols hoje atingidos.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 29/09/2020
Código do texto: T7074894
Classificação de conteúdo: seguro