Viva a Democracia

TENHO certeza que não existe nenhum sistema de governo perfeito, Perfeita só a natureza, a obra do Criador. Mas tudo que foi criado pelo homem não é totalmente perfeito. Nada. A obra humana é falha.

No entanto, em tudo que foi criado pelo homem há coisas boas e coisas más, melhores e piores. No campo das ciências sociais, nenhum sistema político e de governo é melhor que a democracia. Ela não é ouro dezoito, concordo, mas é a melhor opção porque é baseada na liberdade. É como disse Churchill em duas frases: "A democracia é o pior dos regimes políticos, mas anão há melhor regime que ela". "A democracia é o pior dos regimes políticos, com exceção de todos os outros". Redundância? Sim, mas está absolutamente certo. A democracia possui falhas, mas fora dela entramos num regime de exceção.

A democracia é o regime ideal porque impede o autoritarismo e exige alternância no poder. É o regime que garante a liberdade de expressão, em que não há censura à imprensa e às artes, em que a oposição é condição sine qua non do sistema. A democracia permite as denúncias, reivindicações e as lutas populares. A democracia não permite nenhum tipo de prepotência e autoritarismo.

Concordo que no momento a democracia no nosso país está sob ameaça, mas fiquem certos que ela como a esperança equilibrista, como diz o magnífico samba, sabe que o show do artista deve continuar. Ningupem vai cassara democracia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/09/2020
Código do texto: T7073542
Classificação de conteúdo: seguro