5 REENCARNAÇÕES NUMA VIDA!...
Prof. Antônio de Oliveira
Não é o que você está pensando!... Não se trata da doutrina segundo a qual, após a morte,a alma retornaria à vida noutro corpo. Não tratam disso estas mal traçadas linhas. Estou tentando expor minha teoria sobre as reencarnações numa só vida!Tomo como parâmetro uma experiência de vida de cem anos.
Consideremos cinco fases: do nascimento aos 20 anos; dos 20 aos 40; dos 40 aos 60; dos 60 aos 80; dos 80 aos cem. Cada estamento, uma idade: 1.aidade, 2.aidade,3.a idade, 4.a.idade,5.a idade. A primeira fase, nascimento, encarnação. As outras quatro fases, reencarnações. Nessa altura, a pergunta: E qual a referência? Respondo: O avanço da tecnologia.
Roberto Carlos canta: As coisas estão passando mais depressa. O ponteiro marca 120... Estou a 130... Estou a 140... O ponteiro marca 150... Estou a 160... A 180... O ponteiro agora marca 190... A 200 por hora... Não seria esse o ritmo do avanço da tecnologia, simbolicamente? As cidades se verticalizaram. Os aglomerados sobem os morros. As noticias e as fakenewsse atualizam de minuto em minuto. As redes sociais entram em congestionamento. O trânsito, que deveria transitar, emperra. Rotas aéreas se cruzam e cruzam os céus. A história passou de rupestre a pergaminho, de pergaminho a impressa. De datilografada a digitalizada. De uso e consumo socializados.
Os idosos somos hoje seres reencarnados. Que falta faz o humorista Golias para reinventar o personagem Professor Bartolomeu Guimarães... De repente, depois de cochilar, sobressaltado em plena praça, relembra tempos vividos como que noutra encarnação.
A figura do pai era emblemática e, apesar de seus poucos anos de escolaridade, tinha condições de ainda ensinar muita coisa. Hoje o avô aprende com os netos, quando aprende, a manusear minúsculos aparelhos e controles remotos. O antigo transporte ferroviário, Central do Brasil, RMV e outras, ocupam o imaginário de idosos como presença viva, na memória, de outra encarnação.