A Decisão É Sua Em Mudar

Qual a fórmula para não guardarmos rancor ou mágoas por coisas que nos afetaram no passado ou no presente? Em primeiro lugar devemos tirar a palavra rancor da nossa mente, todo sentimento negativo faz parte do nosso ego. Rancor é sinônimo de ódio e ódio cravado na mente e no coração gera tudo de ruim para quem sente, e para quem recebe.
 
A mágoa é um sentimento inevitável, porém penso, que essa prejudica mais a nós mesmos do que ao outro. Mas como fazemos? Primeiro passo para fazer com que ela não cresça é analisar o porquê a pessoa lhe magoou, o que fez com que ela causasse-te tanta mágoa ou rancor.
 
Pode ter sido um desprezo, uma palavra agressiva e injusta ou outra coisa qualquer. Se a pessoa agiu duramente, mas disse a verdade não fique ressentido, porque são poucas as pessoas que são realmente verdadeiras com a gente. Mas se ela foi injusta, então penso que você tem que colocar para fora dizer com sinceridade e sem agredir o que pensa e o que senti e não guardar para si.
 
Nem todas as pessoas são capazes de reconhecer o próprio erro, aqueles que conseguem reconhecer que errou, que foi injusto se retratam logo, as mágoas, raivas, rancores guardados são ressentimentos que acumulam em nossa alma, e quanto mais nós guardamos esses ressentimentos mais sofremos, e muitas vezes por sentir receio da reação da outra pessoa não expressamos o que estamos sentimos.
 
Na vida não existem perdas, o que existe é a transformação, mudanças de atitudes e modo de pensar. Você não estará mudando ninguém com suas palavras, porque “ninguém muda ninguém” Se houver algo em você que deve ser mudado isso só você pode responder e decidir se quer, ou não mudar. Lembre-se que mudar não significa deixar de ser você, não adianta achar que se sente feliz como é, sendo um hipócrita, dissimulado, ignorante, auto-suficiente o papai ou mamãe sabe de tudo. Quem se comporta dessa maneira sempre tem um retorno amargo. 

 

Saiba dosar cada coisa na medida certa. O exagero sempre leva ao desequilíbrio e você não pode se esquecer disso. Se sentir feliz como somos é estar bem com a gente mesmo e com boa parte das pessoas, penso que é difícil estar bem com todo mundo seria uma idiotice da minha parte pensar assim.
 
Por exemplo, se eu dissesse que todo mundo me ama, me admira, ou vice-versa, quando sei que tem uma porção de pessoas que não se afinam comigo e nem eu com elas. Isso também não significa que eu as odeie, mas prefiro manter-me distante. Quando aprendemos a nos aceitar com os nossos pequenos e grandes defeitos, aceitamos também os pequenos e os grandes defeitos dos outros e como elas são, quando encontramos defeitos ou atitudes que não gostamos nas outras pessoas que diretamente ou indiretamente nos afeta temos que começar a nos questionar.
 
Será que não temos os mesmos defeitos, ou será que não estamos agindo da mesma forma que ela? Caso a resposta seja positiva, então se trata de corrigir-se primeiro antes de apontar seu dedo em riste na outra pessoa. Se sentir feliz como você é, é estar em harmonia consigo próprio. A decisão é sua em mudar.


10/01/2006