A leitura como aproximação entre as pessoas

Todo mundo sabe que a leitura é muito importante e desde que a impressão surgiu ,tornou-se até pouco tempo ,artigo de luxo,onde apenas a classe mais abonada tinha acesso e era usada,muitas vezes,como forma de dominação e poderio.

A cada década, aparece pesquisas sobre o uso e a importância da leitura em nossas vidas,através de neurocirurgiões,literatos e outras áreas, que nos mostram a necessidade de pelo menos quinze minutos diários de leitura para aprimorar e desenvolver áreas cerebrais e possibilitar a respiração de axônios e ou neurônios. A conexão entre os neurônios faz-se melhor, pois ajuda a retardar o envelhecimento deles. A leitura e o cérebro tem total ligação ,porque a inteligência também vai se desenvolvendo ao longo da vida.

Saindo um pouco da linha cerebral,temos a leitura como aprimoramento do nosso comportamento,dos nossos relacionamentos interpessoais,de negócios ,fraternos,amoroso ,etc. Uma pessoa que lê consegue se expressar melhor e por conseguinte,um emprego melhor.

Através do estilo de leitura de uma pessoa,podemos também identificar os seus costumes,hábitos ,origem .Quase um DNA da pessoa. E poucos sabem disso,pois se prendem muito no básico do que ela mostra e que todos sabem: melhora o vocabulário e a grafia,a entonação e o falar em público. Ou então ,uma punição ,fazendo o outro ler em público quando este tem algum problema e o faz passar vergonha.

Mas a leitura também pode ser usada como forma de tratamento para certas doenças congênitas,como dislexia (e seus níveis) e a hiperatividade por exemplo ou então corrigir erros de português .

A leitura como aproximação entre as pessoas ,com os chamados clubes de leitura,criando amizades e combatendo ,muitas vezes ,uma depressão ou solidão entre idosos,como já vimos ,através de voluntários lendo poesias ou histórias via celular ou internet, nesse período de pandemia de COVID-19 é muito gratificante ver essa nova funcionalidade dela.

Seja o tipo de leitura que exista ou o tipo de função que ela representa em nosso cotidiano,o importante é nunca perdê-la de vista,no horário que for ou quem é a nossa companhia literária do momento, porque de repente,nem assunto com nosso(a)pretendente teremos,não é mesmo? Então ,leiamos bastante.