Primavera, ah, a primavera...

Boa tarde meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui por esse meu jardim de letras a fim de colher flores literárias. Ih, sem essa, já falei que sou cronista, não poeta, não sou de metáforas primaveris. Até porque não é primavera em Charky City.

Sim, é primavera pra tuzes aí do Hemisfério Sul, pois Charky City fica no Hemisfério Norte. Aqui temos, na prática, três estações: gélida (inverno), muito fria (primavera e outono) e fria (verão). Isso eu falo para tuzes entenderem, né, porque por essas bandas esses 10 graus que temos no verão é considerado quente para os chakycityenses. Já teve caso de fazer o extremo de 23 graus num verão, e o pessoal pensou estar num inferno tropical, eh eh eh eh. Aí, eu sei, 23 graus é temperatura de ar condicionado no verão brasileiro.

Estamos no início do outono, por isso faz máxima de 5 graus aqui - praticamente verão, ainda -. Imaginem, estamos no mesmo fuso horário, é a mesma hora aí e aqui, mas com quantos graus tuzes estão aí, agora? É, mundo diverso esse mundo. Costumes diversos. Por exemplo: sabiam que por aqui o pessoal peida sem cerimônia alguma em público? Isso mesmo. E tem mais: na língua nativa, o groenlandês, só contamos até 13? Mais do que isso é "muito" qualquer coisa, eh eh eh eh. Só contamos normal em dinamarquês ou inglês. Como quase 90% do pessoal na Groenlândia é inuíte (um tipo assim como o esquimó, mas se vierem pra cá não chamem o pessoal de esquimó que é considerado extremamente ofensivo) e não descendentes de dinamarqueses ou mestiços como eu, na língua da maioria é só até 13. Então o cara dá no máximo treze peidos em público por dia, mais do que isso vira "muito peido", eh eh eh eh.

E, além de peidar, o pessoal bebe "muito" por aqui. Peida "muito", bebe "muito" e se suicida "muito", nem dá para contar em groenlandês, o que é um problema para um país de 60 mil habitantes. Eu sei que tuzes bebem muito aí, mas por aqui isso é um problema bem sério, uma chaga social, o pessoal mete um trago sem regra alguma, é sempre até cair. Não vamos generalizar, mas é um índice da população percentualmente maior do que no Brasil.

Ah, a primavera no Brasil... Coisa linda, todo esse colorido. Em Charky City a natureza é bem bonita, mas não como a primavera brasileira. Temos a aurora boreal, o sol da meia noite no verão, mas não essa primavera daí. Talvez com o aquecimento global e as geleiras derretendo o clima mude por aqui, fique mais quentinho. O pessoal vai gostar, porque favorecerá a mineração, a agricultura, a pecuária e o transporte marítimo da Dinamarca para cá, que poderá ser ampliado para mais meses por ano - nos meses de muito frio não dá -, pois tudo vem de lá, de navio, inclusive o vinho, a cerveja e a carne de gado que o Silva me envia dai do Sul do Brasil. É o jeito de não passar só a peixe, carne de foca - comemos o fígado delas cru - e carne e pele de baleia.

É, isso mesmo, na Groenlândia o pessoal acha tri o aquecimento global, pensam ganhar muito com isso, melhorar de vida, vai que até a internet melhore - por aqui é muito ruim, por isso escrevo pouco no RL. E depois que a China e os EUA esticaram o olho pra cá, o pessoal tá se achando. Sabiam que o Trump disse que queria comprar a gente da Dinamarca? Os dinamarqueses não gostaram. E os groenlandeses querem ser independentes, não mudar de dono. Ninguém aqui é cachorro de puxar trenó, oras.

Acabei falando um monte sobre Charky City, coisa rara - vai ver é a idade. Do que eu estava falando mesmo? Ah, da primavera. Ah, a primavera... do Hemisfério Sul! Como estão as coisas na bela estação aí? Digam tuzes nos comentários. Tchau.

----- * -----

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".).

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 25/09/2020
Reeditado em 30/09/2020
Código do texto: T7072201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.