A TERRA GIRA EM TORNO DE SI MESMA E DO SOL.

DEIXE O MUNDO RODAR E NÓS DENTRO.

Crônica de Honorato Ribeiro.

Estava um grupo de pessoas discutindo sobre política partidária e cada qual com sua priori e nunca chegava a lugar nenhum e quem estaria certo ou com a verdade. Havia ouvindo o debate um bêbado sentado quieto, somente escutando. Foi então, que ele resolveu entrar na conversa e disse para todos: “Deixe o mundo rodar e nós dentro.” Todos deram para rir à beça, mas eu fiquei calado e meditando o que aquele bêbado disse. Parei, meditei, pensei como um sábio nas palavras daquele bêbado, e cheguei a conclusão que ele disse a verdade filosoficamente. Queira ou não queira a Terra roda em torno de si mesma e em tono do sol numa velocidade enorme que a gente não sente; parece—nos que estamos em inércia, parados, mas nós não estamos, embora caminhando, viajado, mas a Terra, como bem afirmou Galileu: “Mas Ela gira”. Aterra que é a nossa morada indefinida, passageira, é nossa mãe e devemos amá—la, zelá—la, cuidá-la com a mor e carinho. Nascemos nela e iremos repousar nela, o sono eterno. Aqui ela nos leva para o infinito azul sem parar e sem deixar de girar. Discutimos assuntos diversos, mas na verdade, somos criancinhas que nada sabemos e nada somos perante a grande inteligência que criou tudo isto que chamamos de mundo. Quem sou eu? De onde vim, para onde irei? A fé nos diz que iremos para o encontro de Deus. Deus é esta inteligência incomensurável, que os cientistas estudam para saber que inteligência é esta, que nada existia e, da não existência do nada, esta inteligência fez tudo. Os religiosos dizem que esta inteligência se chama Deus. Não importa o nome, mas importa saber que esta inteligência existe invisível aos nossos olhos. Voltando ao debate das pessoas, e o que o bêbado disse: “Deixe o mundo rodar e nós dentro”, esta sua idéia é muito sábia, pois, como diz o nosso folclore da Semana Santa: “Hoje vivo e amanha morto”. E Carlos Drummond de Andrade diz na sua poesia: “E agora José”? Tudo é um “mistério” e que ultrapassa a força da mais alta inteligência humana em outra dimensão. Cada um com a sua crença e deixe o mundo andar sem parar em tono do sol, que é uma bola de fogo louca e de onze em onze anos ele aproxima—se do Planeta Terra. O calor chegará a 70º, e não há vivente que possa suportar, nem vida nenhuma. Creia ou não creia, a realidade é esta. Pois somos deveras estrangeiros e cada um tem o dia de sua escatologia parar sair daqui. Somente o amor que nos anima para sermos alegres e felizes. Não estou dando aula de religião, tampouco de história da humanidade. O que acabo de escrever é deveras a vida nossa aqui neste Planeta Terra; e acredito que há vidas em outros planetas do sol da primeira grandeza, porque o nosso é da quinta grandeza e somente ele tem a Terra como habitantes!? Claro que não. Digo sem medo de errar, que nós somos os únicos menos civilizados e de pouca inteligência perante os que vivem noutro Planeta do primeiro sol. Penso assim e creio plenamente que é assim e nós somos atrasados, porque não aprendemos a amar. Vivemos sempre em dissensão. Amar não é gostar de; amar vai muito mais longe do gostar da carne e longe da vida espiritual. Todos nós dependemos uns dos outros. O feijão, que todos os dias, está no prato, e colocado sobre a nossa mesa, passou por várias mãos para chegar à nossa casa. E a gente nem lembra, basta matar a fome e ponto final.

hagaribeiro.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 25/09/2020
Código do texto: T7071970
Classificação de conteúdo: seguro