NOSSOS NOMES PATCHWORK

Nossos nomes patchwork

Falo hoje sobre a forma criativa como os cearenses costumam coroar seus filhos, colocando-lhes nomes caprichados e recortados de outro ou de mais outro , às vezes, até , de um terceiro nome. Eles são feitos de pedacinhos retirados de nomes de avós, de parentes queridos ou até mesmo do próprio nome de quem o compõe. São as Floresvandras, os Claudiomaraldos, as Wellissandras, os Amanrelsons, os Ariedersons, as Nadicleias , e ,assim, vai.

Não poderia deixar de falar sobre aqueles que colocam nomes dos seus ídolos em seus filhos, como um desejo de mostrar sua admiração em forma de homenagem. É fácil descobrir características dos pais de alguém,somente através do nome próprio. Os Jimi Handrixs, os George Harrisons, os John Lennons, com certeza têm pais que amam música. Já conheci até um Roberto Carlos. A mãe falava:

_ Sai do sol, Roberto Carlos! Vai estudar Roberto Carlos; Roberto Carlos, Outra vez? Esse menino causa muitas emoções, foi a brincadeira mais séria que me aconteceu.

E quando vinham as sovas, o menino:

_ Como é grande o meu amor por você!

E a mãe se derretia.

_ Vai ser um amante à moda antiga!

E o que dizer sobre os Romário Júniores? Nem preciso dar mais explicações!Alguns falam :

_ Eu sou o cara, peixe!

Há ainda os que sacramentam a sua fé em um filho que nasce. É a Teresa , é o João, é o Thiago.

_ Maria Te-re- sa de Cal-cu-táaaa! Você pode até ter nome de santa, mas , mas não faz milagre! Hoje eu vou na escola, para saber o que você aprontou, menina!

Os bíblicos e os históricos têm o seu espaço garantido. Alexandre Magno, o grande, trazia o brilho da realeza em sua família, o maior líder militar da antiguidade por exímia estratégia em batalhas pelas conquistas para a sua terra. Foi o construtor de um dos maiores impérios da Europa. Esse aí era valente, não tinha medo de nada! Enfrentava mesmo! Ciro, o rei persa, representava o astro rei, o deus sol. Joana Darc, heroína francesa, jovem e ingênua, cheia de sonhos,apenas 16 anos, lutou contra os ingleses na guerra dos cem anos e concretizou uma profecia existente no imaginário do povo: a França seria salva por uma virgem enviada pelo divino. Morreu queimada na fogueira por heresia.

Há ainda os que admiram os nomes dos amigos e para não serem chamados de plagiadores ou de invejosos, fazem arranjos com eles e criam um novo nome para os seus sucessores. Certa vez, ouvi a história de um homem agricultor que tinha um filho chamado Emílio. Como admirava aquele nome, o vizinho pensou em um outro bem sugestivo e registrou a criança com o nome “Efeijão”. Ninguém poderia acusá-lo de plágio!!

Mas na escolha de um nome para um filho, está envolvido muito amor. Nenhum pai condecora a seu filho com um nome que tenha o fim de causar-lhe constrangimentos, muito embora o resultado final torne- se uma verdadeira crueldade, às vezes. Mas a causa é sempre nobre.

Sempre tive uma certa rixa com o meu nome. Pensava comigo mesma: antes fosse um nome grego “Ariadne”, por exemplo. Seria um bom nome, contém quase todas as letras que o meu. É um nome poderoso,. Era uma jovem princesa que solucionou um problema, a partir da ética. Salvou os adolescentes de serem devorados do minotauro, cabeça de touro corpo de homem. Ajudou o herói Terseu a sair do labirinto.

Mas ganhei um nome com um pedacinho do nome do pai Edmar. Um nome pequeno, porém que diz da imensidão de bondade , de riqueza e de hombridade que uma pessoa apaixonada pela vida pode ter. Ganhei também um pedacinho do nome da minha mãe, Ireuda, é grego e significa pacífico , cheio de energia, mas se irrita quando a sua ajuda não é aceita. Resultado ,EDNEUDA. Um nome cearense da gema, no que se refere à arte de se criar nomes. Não que eu seja da família das galináceas, mas uma humana que traz a tradição de unir pedacinhos de outros nomes no seu próprio nome. Eis que aqui estou, fazendo as pazes com o meu nome e quando alguém me pergunta: - O D é mudo? - È com E ou com L ? Aí dou aquela explicação infalível em arrancar garantidamente a mesma frase de todas as bocas :

- Que lindo! !

A explicação? Edneuda, de Edmar e Ireuda , o resultado de uma verdadeira e grande história de amor.

Qual é a frase mesmo?

Edneuda Pinto : Claraliz Almadova ( Homenagem à Clarice Lispector e ao cineasta espanhol Pedro Almadóvar, cearensemente adaptado).

Claraliz Almodova
Enviado por Claraliz Almodova em 23/09/2020
Código do texto: T7070363
Classificação de conteúdo: seguro