Povos nativos , os que conviviam conosco ao sul de Angola.

Tanto se fala sobre os mucubais! Dentro dos nativos locais foram eles realmente os grandes e maiores companheiros pois conviviam conosco dentro das nossas casas . Procuravam emprego doméstico na cidade e chegavam ainda crianças exatamente como viviam em seus Kimbos; descalços, nus, apenas com uma pequena peça de couro a tapar-lhes o órgão genital.

Havia um outro grupo étnico ao sul de Angola, mais precisamente ao sudoeste de África, que embora vivessem muito mais isolados e portanto não se juntassem a nós na cidade, deixaram marcas fortes e curiosas na vida dos “brancos”:

-os Bosquimanos/Bushmen/Mucancalas/bosquímanos infelizmente já reduzidos a pequenos grupos, um povo de cultura milenar com uma origem muito próxima da raiz da raça humana, mas de características físicas diferentes de outros povos da mesma região.Os poucos sobreviventes vivem hoje em campos do Norte da Namibia e Botswana. São esguios e muito baixos de pele amarelada e talvez os mais sacrificados de Angola, de uma simpatia e de uma grandeza de alma ímpares. Hoje um povo livre e alegre que, ao som de dialeto dos estalidos com a língua, canta, dança e ri.Um povo pacifico.No Cuando Cubango eram conhecidos pelo nome de camessaqueles e a sua arma de defesa era a zagaia e a licunga.

Desse dialeto invulgar nos lembramos bem.Muitos de nós conseguiam reproduzir, ao cantarolar das violas, aquele som curioso de estalidos na língua e assim aconteciam momentos memoráveis para além das noitadas de batuques nas sanzalas : as inesquecíveis e incríveis noites de fados portugueses juntamente com a música africana de dialeto kimbundu. E em kimbundu devemos a Ruy Mingas tanto quanto à grande fadista portuguesa Ana Moura a música Birim Birim que encanta platéias até hoje.

Como esquecer que tudo isto aconteceu nas nossas vidas?

Mas é em relação a certas curiosidades deste povo , tal como aconteceu com o mucubais( ao que se consta) a escondida e disfarçada permanência junto aos portugueses em diferentes épocas da nossa história .Consta-se que, na época da guerra Colonial eles não alinhavam com as idéias dos movimentos separatistas e ideais de independência dos povos nativos de Angola pelo que assim foram usados pelo exército português por serem bons informantes. Os Mucancalas resistiam e sobreviviam às intempéries com a maior das facilidades, eram “Os Flechas” que, com uma garrafinha de água e uma mão cheia de fubá( farinha de milho), agüentavam-se uma semana pelo mato. Foram utilizados pela DGS ( ex-PIDE) Policia secreta a serviço do Governo de ditadura português.

E assim aconteceu a nossa história infelizmente tão curta para nós que tivemos de deixá-la ,ainda tão novos, na época da independência, em 1975.

Lana

Lady Lana
Enviado por Lady Lana em 22/09/2020
Reeditado em 22/09/2020
Código do texto: T7069271
Classificação de conteúdo: seguro