Sim ou Não?

No imaginário popular o sim é quase sempre melhor do que o não. Entretanto, isso vai depender das circunstâncias. Às vezes, tanto um como outro, pode representar o bem ou o mal. Assim também como a verdade ou a mentira. _ "Há verdades que amargam como fel e mentiras que têm o sabor de mel". _ Ainda na minha juventude, quando ainda não era eleitor, houve um plebiscito, não me lembro se "Monarquia ou República ou se Parlamentarismo ou Presidencialismo". Já em 1993, agora na condição de eleitor, houve outro Plebiscito, desta vez Parlamentarismo ou Presidencialismo. É evidente que, pelo histórico do Brasil, optei pelo Presidencialismo. Havia na cidade em que eu morava, um cidadão que, mesmo não sendo político, mas um verdadeiro "gentleman", que não sabia dizer não a ninguém que o procurasse, e o povo já dizia: "agora ele vai dizer não", numa referência ao seu voto. Hoje, diante do amadurecimento da sociedade, aprendemenos que, diante do questionamento, há de responder conscientemente, "sim ou não". Na doçura ou no amargor, é preciso escolher o lado certo, mesmo sabendo que o que é certo pra uns, pode ser errado pra outros. É a liberdade de opinião, assegurada a todos os cidadãos pela nossa Constituição. _ Sim ou Não? _ Depende do questionamento e da nossa consciência.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 18/09/2020
Código do texto: T7066461
Classificação de conteúdo: seguro