Platão e Pensadores

NUNCA deixei de lamentar nao ter lido com atenção os grandes Pensadores, os filósofos. Li por cima, rudimentos, pedaços, citações. Detalhe: ainda relativamente moço com trinta e lá vai fumaça adquiri toda a coleção dos Grandes Pensadores, da Abril Cultural, mas li apenas trechos. E agora é tarde para tentar lê-os integralmente. Fiquei limitado à literatura de ficção, poesia, história e generalidades.

No entanto, sempre tive fascínio por ouvir pessoas falando sobre os Pensadores. Li também textos escritos sobre eles. Decorei muitas frases, períodos inteiros. Um saudoso amigo meu era especialista nos filósofos. Oseu Pensador favorito era Platão. Esse amigo bebia muito, mais que o limite. Lembro dele com aqueles óculos de fundo de garrafa embaçados, já "tocado" falando sobre Platão, sobre o Mito da Caverna.Achava arretado. Parecia que eu estava vendo a cena, o cara saindo da caverna e voltando, e se acorrentando outra vez. Assimilei a teoria, ele repetiu umas mil vezes durante nossas farras. Também focava no amor platônico. Dizia que Platão,nascido 429 anos antes de Cristo, foi pioneiro na psicanálise, Freud só fez copiar. Dizia que, segundo Platão, o comportamento humano teria três fontes, a primeira o desejo que se localizava, palavras dele, "nos países baixos"; a segunda era a emoção que ficava a cargo do coração; e a terceira o conhecimento que era comandado pela mente. E dizia que segundo esse Pensador todos tinham uma tentação selvagem e animal, citava Platão: " Em todos existe latente essa natureza animal selvagem, que espreita durante o sono".

Era então que começava a sessão dda confissão de um amor platônico que sentia pela mulher mais bonita da cidade, um amor irrefreável. Só que se tratava de uma mulher casada, que amava o marido e que nunca olhou nem para esse amante platônico. A coisa ficava no âmbito dos sonhos. E confessava isso chorando. Era o nosso Platão em compotas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/09/2020
Código do texto: T7066244
Classificação de conteúdo: seguro