Bombeiro Aloprado
TODOS os brasileiros (também pessoas do mundo inteiro) sabem que grande parte do Pantanal está em chamas. A imagem do Brasil que já era ruim no exterior, ficou péssima. Além da pandemia e inflação voltando, eis que o meio ambiente está ameaçado pela devastação, queimadas e incêndios. Nao se pode confiar nas medidas do governo que no começo até procurou esconder o problema grave. Fontes do governo, como o vice e o ministro do meio ambiente chegaram a postar fotos do mico-leão-dourado como se o habitat dele fosse a Amazônia e não a Mata Atlântica. Uma prova de que competência tabajara. Mas teve coisa pior. Com as imagens do fogo destruindo o Pantanal, o presidente da república, deu uma declaração tipo bombeiro aloprado, na base da leviandade e absurdo. Disse que o Brasil, pasmem, estava de parabéns pela maneira como preserva seu meio ambiente.Disse:
"O Brasil é o país que melhor preserva o meio ambiente e, não entendo como, é o país que sofre mais ataques no mundo ao meio ambiente".
Dados do Inpe mostram um aumento de 208% nas queimadas do Pantanal de 01 de janeiro a 16 de outubro. Nesse período foram verificados 15.756 focos de incêndios no bioma. Segundo o Ibama, pelo menos 2,5 milhões de hectares foram destrupidos pelo fogo, o que representa 19% da área.
O presidente deu essa declaração tabajara na inagurção de uma usina na Paraíba, ele quis responder ( e cometeu esse absurdo ) à cara de vários aíses europeus (acho que todos que comerciam com o nosso país, inclusive Alemanha, Bélgica, Itália, França, Dinamarca, Nooruega e Reino Unido) que alertaram não ser possível continuar fazendo investimentos e negócios com o Brasil se não houver preservação do meo ambiente.
Pode o Brasil perder suas exportações para a Europa? Sinceramente, não merecíamos esse governo tabajara. E nem ese bombeiro aloprado. Inté.