Jalapão

Nas últimas semanas, o instituto nacional de pesquisas espaciais registrou focos de incêndio em Tocantins, afetando o cerrado e áreas indígenas. Pensando na preservação dessa área, uma das mais deslumbrantes do Brasil,  viajei através  da expedição fotográfica virtual, “ Expressão do Olhar”. Ao chegar em Mateiros , pequeno município, percorri por uma estrada arenosa e fofa , de difícil acesso , até chegar ao desconhecido paraíso - Jalapão - o Parque Estadual situado em Tocantins,  com mais de 34mil km2 , uma região exuberante, com dunas gigantescas encobrindo grande parte do cerrado ralo, com acidentes geográficos e áreas aquíferas sem igual. Imaginei estar no fundo mar ... Confirmando a minha imaginação,  há 350 milhões de anos atrás , segundo estudiosos, essa região “enrugada” era o fundo do oceano. Do alto das dunas, a impressão é: que a Serra do Espírito Santo , azulada , se parece exatamente com uma onda gigantesca na extensão do horizonte e bem diante dos meus olhos, observei uma “catedral” lapidada pela ação do vento, fazendo jus ao Divino. Outra grande surpresa natural são as cachoeiras e os fervedouros, ( piscinas de água natural sobre potente nascente) esses borbulham com as suas águas transparentes, fazendo-nos flutuar sem o menor esforço. Dentre tantas belezas naturais, reluz , além do sol, o capim dourado e a seda de buriti , são utilizados no artesanato pela comunidade quilombo de Mumbuca , aprendido pelas mãos dos índios Xerente, em 1920 - Vale lembrar que o artesanato é a principal fonte de renda dessa comunidade, cerca de 200 pessoas vivem nela. Percebe-se que em cada uma das peças produzidas há identificação de quem produziu , isso significa que o valor da venda será destinado ao artesão. Vê-se crianças atentas às produções dos pais e avós. É a arte passando de geração para geração. Lindo de se vê e de se orgulhar , beleza em imensidão, Jalapão!

Viagem pelo Google Maps 
Fonte: Google
ValPeçanha
Enviado por ValPeçanha em 17/09/2020
Reeditado em 18/09/2020
Código do texto: T7065888
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.