Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A fábula do Sapo e do Escorpião* (15/09/2020)

Imagino que você já tenha ouvido falar dessa história: “Certa vez, um Escorpião aproximou-se de um Sapo que estava na beira de um rio. O Escorpião vinha fazer um pedido: ‘sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?’ O Sapo respondeu: ‘só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar.’ Disse o Escorpião: ‘isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos.’ Confiando na lógica do Escorpião, o Sapo concordou e levou o Escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, o Escorpião cravou seu ferrão no Sapo. Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: ‘por quê? E o escorpião respondeu: ‘por que sou um Escorpião e essa é a minha natureza’.”

Façamos de conta que essa fábula do Sapo e do Escorpião se passa nos dias atuais e que o rio citado é o rio caudaloso da política que deságua no período eleitoral. O Sapo é o candidato “A”, enquanto que o Escorpião, o candidato “B”, dê a eles os nomes que preferirem – E se quiserem inverter a lógica, tanto faz; as faculdades do homem contemplam as duas naturezas, exercitadas conforme a conveniência.

Acredito que não temos que ser bons o tempo todo, mas justos. Embora o critério de justiça nem sempre é bem compreendido já que pede um equilíbrio: “razoável e imparcial entre os interesses”. Por outro lado, a bondade é confundida com fraqueza. E precisamos ser fortes para valorizar quem nos ama de verdade.

É fácil identificar aqueles que têm uma personalidade extremamente egoísta e egocêntrica e que usam as pessoas como escadas para conquistar o que querem, também chamadas de escorpiões aproveitadores. Agora se você tiver com uma trava no olho, a tarefa se torna mais complexa... - Às vezes o problema está em você, também chamado de sapo bonzinho.

Antes de qualquer desafio, Sr. Sapo, não seja tolo. Busque o aprofundamento das ideias, analise o cenário, tenha autoconfiança e amor próprio... - Esses valores, reunidos, formam a sua imunidade contra o veneno do Escorpião, que está tão preocupado em se dar bem que nem notou que sabe nadar.
Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 16/09/2020
Código do texto: T7064934
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Misael Nobrega
João Pessoa - Paraíba - Brasil
424 textos (9556 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/09/20 18:50)
Misael Nobrega