Canto da Sereia

HAVIA um velho professor em Arcoverde, o professor Napoleão que dirigia e era o único professor de uma escola particular, tipo reformatório, usava, pasmem, até palmatória e todo tipo de castigos. Nela só estudavam alunos expulsos das utras escolas. Apesar de duro, implacável e irascível era um sujeito culto. De vez em quando ele contava histórias dos clássicos para educar seu público alvo. E todos eram obrigados a ouvir e, pior, entender e depois resumir a história.

Lembro de ma delas, eu devia ter uns onze anos, mas ficou na minha mente. Era sobre o Canto das Sereias. Ele disse que essa expressão se referia a ma promessa tipo tentação, perigosa, que nunca se concretizaria, e o tentando tomaria o caminho da perdição.

Ele resumiu ao poema épico de Homero. "Odisseia", o que o jovem Ulisses teve que enfrentar no seu regresso a Ítaca porque os que ouviam no mar Egeu, o canto das sereias, postadas numa ilha pedregosa, não conseguiam escapar e perdiam a vida. . Então Ulisses encheu os ouvidos dos companheiros de cera, enquanto mandou que o amarrassem ao mastro do navio para não ceder ao canto fas sereias. Nunca esqueci.

Mas, confesso, nunca li a Odisseia de Homero. Uma lacuna, acho que nessa pandemia vou ler o clássico. Mas acho que há muita gente ouvindo cantos da sereia no país.É um perigo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/09/2020
Código do texto: T7063786
Classificação de conteúdo: seguro