Filme Arretado

NESTE Retiro forçado tenho assistido na tevê, tanto na Netflix como na Sky, a muitos filmes e séries. De todos os gêneros. Não discrimino. Mas filmes que você assiste e fica deslumbrado. São os filmes que tocam lá dentro da gente.

Foi o caso de im filme libanês, "O Insulto". Detalhe: quando anunciou na telinha esse título do próximo filme, pensei que seria policial ou de suspense, mas era um filme do Líbano. Um filme sem aquela marca registrada dos efeitos especiais, tiros, perseguição de carros, super-heróis, sexo explícito e etc e coisa e tal. Era um filme sobre a vida como ela é num país do Oriente Médio, mais precisamente no Líbano. Quase desligo porque já estamos viciados no cinema de ação e mentira, quando se discute a condição humana, estranhamos pra caramba. Mas fu ficando curioso e não desliguei. Pois bem, o filme é uma lição arretada sobre a vida numa parte do mundo que a gente desconhece, ou conhece apenas pela versão dos americanos, versão facciosa.

O Insulto é um filme basicamente sobre a honra. Discute um problema pessoal entre um libanês e um palestino. E faz issode forma brilhante. Fiquei fascinado pelo senso de honra daquele povo. É uma sociedade fechada, com desigualdades, problemas graves, regime forte, uma sociedade autoritária e também com algum tipo de corrupção, mas uma sociedade que preza a honra do indivíduo. Um problema pessoal lá pode ir ao tribunal, ao comum e ao superior, e sendo entre um libanês e um palestino pode até começar um começo de revolução. A honra ficva acima de tudo. Mais, não importa a solução dos tribunais,a honra sempre será preservada, dos dois lados.

Parece que esse filme foipremiado em Veneza. Adorei, achei um dos melhores filmes que assisti este ano. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/09/2020
Código do texto: T7062861
Classificação de conteúdo: seguro