COMENTÁRIO OPORTUNO

COMENTÁRIO OPORTUNO

Muito feliz o artigo do jornalista Hélio Schwartsman (in DIÁRIO DO PARÁ, de 12/set. 2020, pag. B10) sobre a vetusta (e inconstitucional ?) obrigatoriedade de votar, até porque, na minha opinião, se não temos certeza sobre o caráter e a HONESTIDADE de cada candidato -- ouso dizer que nem os próprios a têm -- porque se é obrigado A IR VOTAR ?!

Ora, sem essa noção de como irá atuar o futuro eleito ninguém deveria sair de casa, porém nossa falsa Democracia "dá um jeitinho"... não obriga o povo a votar (?!), apenas tem que comparecer às urnas. O período eleitoral e a própria eleição são cheios de insensatez... um Lula ou Collor tinha dezenas de minutos para falar, enquanto o "doido" Enéas mal conseguia pronunciar seu nome e número.

O povo elege um patife mas não consegue tirá-lo depois... o elege no Partido X e, adiante -- ou já no Segundo Turno, outro absurdo -- o sujeito se passa "sem malas nem bagagens" além do próprio cinismo para o "time contrário" que, quase sempre, o eleitor traído detesta. Quebram regras e leis que êles mesmos fazem, sujam a cidade e entopem bueiros tão-somente para "representar" depois o eleitor, votando CONTRA ÊLE, contra suas necessidades e anseios, a proteger e manter mandatários corruptos. Qualquer semelhança (?!) com a situação atual -- aqui em Belém ou lá em Brasília -- não é mera coincidência.

O jornalista errou apenas no título: trata-se de VOTO SERVIL e não febril e a realidade comprovou que, retiradas as punições e sanções, 70% da população não iria votar. Se o traste que nos (des)governa descobrir isso tratará de "liquidar" esse "dever constrangedor" que é VOTAR, pois afinal seus "zombies fanáticos" continuarão a sustentá-lo no Poder.

Meu irmão gêmeo Renato tem curiosa analogia (?!) sobre voto e mudanças: 1) votar não muda coisa alguma, já que os eleitos são todos IGUAIS, nas promessas e mentiras, e 2) se cada vereador ou deputado fizer 1 SÓ LEI por mandato teremos mais de 70 MIL delas a cada 4 anos, todas inócuas, ignoradas, descumpridas. Eu, que não voto (por desilusão) desde 1989, terei que fazê-lo aos 68 anos, porque meu benefício (BPS) poderá SER SUSPENSO (?!) caso eu não compareça ao local de votação. Que grande DEMOCRACIA é essa, a nossa !!!

"NATO" AZEVEDO (em 13/set. 2020)