Pessoas que fazem a diferença

PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA
Miguel Carqueija

SENADOR JOSÉ ANTÔNIO REGUFFE
Muito jovem ainda (nascido em 1972), Reguffe foi deputado distrital pelo DF e depois deputado federal, antes de ser senador. Distingue-se desde o início pela sua austeridade e seu despojamento. Recusa todas as mordomias, mas todas mesmo, até aposentadoria e plano de saúde de parlamentar. Como deputado reduziu drasticamente o número de assessores, de 25 para 9; e como senador, de 55 (!) para 12. As mordomias, como auxílio moradia e muitas outras, recusou de forma protocolar, de modo a não poder nem voltar atrás. Era senador pelo PDT em 2016, quando do julgamento de Dilma Rousseff. Como o partido fechasse a questão em favor da presidente, Reguffe se desligou para não ferir sua consciência, ficando até o ano passado sem partido, quando resolveu entrar no Podemos de Álvaro Dias.
Na votação do impedimento Reguffe foi com a Constituição ao microfone e mostrou por A mais B que Dilma Rousseff cometeu sim crime de responsabilidade, portanto tinha mesmo de ser afastada.
Este político íntegro, corajoso e responsável, é em teoria (pois não começou a campanha de 2022) o meu candidato a Presidente da República. Se ele se candidatar, acredito que terá o meu voto.



PAPA EMÉRITO BENTO XVI
Este grande papa já era um nome notável como Cardeal Joseph Ratzonger. É considerado o maior teólogo vivo, e autor de muitos livros. Como braço-direito de São João Paulo II, Ratzinger enfrentou o problema da pedofilia entre membros do clero, fato que causou grande escândalo. Ele descobriu que a Igreja Católica estava despreparada para enfrentar o assunto e que seria preciso atualizar, aperfeiçoar o Código de Direito Canônico. Tendo sinal verde do papa, Ratzinger trabalhou na reforma do código e quando por sua vez foi eleito papa, o primeiro papa alemão, pôde agir com energia e com base no documento jurídico reformado, expulsou 400 padres envolvidos com pedofilia.
Bento XVI alertou a humanidade para os graves problemas da “ignorância religiosa” (que leva muita gente a cometer erros crassos sobre assuntos religiosos, porque não estudam, não se informam, e há padres que pouco ensinam) e a “ditadura do relativismo” — nada a ver com a teoria de Einstein mas com a inversão de valores, a relativização até de princípios morais que ficariam dependendo das circunstâncias ou da opinião subjetiva.

PAPA FRANCISCO
Este grande líder moral, primeiro papa argentino, usa a expressão “Igreja em saída” para estimular sacerdotes e leigos no sentido de irem ao encontro do mundo, das pessoas em geral, levando a Boa Nova inclusive através de obras, do exemplo pessoal. Dono de carisma inquestionável e belo sorriso, Francisco é cirúrgico e profundo em seus ensinamentos, perpassados de doutrina segura mas também de doçura e solidariedade. Ele sempre chama a atenção para problemas que o mundo, a grande mídia, costumam esquecer. Por exemplo: o tráfico de pessoas. É também amigo da ecologia. Quem assistiu a transmissão do “Te Deum” extraordinário realizado em razão da pandemia, jamais esquecerá daquele ancião triste, desolado, no pátio vazio do Vaticano, depois em oração, depois segurando o ostensório, implorando a Misericórdia Divina.


RITA PAVONE
A cantora italiana que revolucionou a arte musical. Também atriz, compositora, apresentadora e até escritora (com dois volumes de memórias publicados), Rita Pavone é um fenômeno único, dotada de imensa empatia com o público e singular garra interpretativa, além de grande cuidado com o repertório. Casada há 52 anos com o cantor e empresário Teddy Reno, Rita Pavone é a própria alegria de viver, e sua musicalidade é incomparável. Muitos de seus números, como o carro-chefe “Cuore” (coração), são extremamente belos em sua interpretação inconfundível. Rita tem forte personalidade e um senso extraordinário de dignidade e profissionalismo. Um anjo que caiu do Céu para transmitir amor e alegria.



SÍLVIO BRITO
O cantor, músico e compositor brasileiro, natural de Minas Gerais, é ligado á Igreja Católica, ao famoso Padre Zezinho, e sua postura é a de quem deseja espalhar e prestigiar o que é bom. As coisas belas da vida. É um exemplo de família com sua esposa paraguaia, Margarita, e as filhas Clarissa e Marisol (esta vivendo hoje nos EUA). Sílvio é eclético e no seu programa da Rede Vida de Televisão dá chance a muitos artistas, estejam ou não na mídia. Ele espalha amizade pelo meio artístico e dá gosto de ver como é estimado. É o último artista da Jovem Guarda.



PADRE JONAS HABIB
O alcance da obra da Canção Nova – comunidade religiosa, rádio, televisão, editora, internet – é tão grande, atingindo o Exterior, que seu catalisador, o Padre Jonas, pode ser considerado um revolucionário, mas no bom sentido é claro. Como Dom Bosco em outra época e país, precisou partir do zero para fazer desabrochar uma obra admirável, com os jovens ao seu redor trazendo um avivamento e um entusiasmo pela Fé que não costumávamos ver nesses tempos modernos. A Canção Nova é a prova viva de que o Cristianismo não morreu nem morrerá apesar de todas as insídias que o mal espalha no mundo atual. E sentimos como o Padre Jonas age movido por uma fé íntima e poderosa, que dá gosto e inspira muitas pessoas.

GRETA THUNBERG
Sueca de nascimento, atualmente ainda com apenas 17 anos, Greta é um dos maiores fenômenos humanos do mundo, pois mesmo sendo uma adolescente de 15 anos quando iniciou sua cruzada ecológica, de início em forma de “greve escolar pelo clima, arrostando ataques e deboches de grande baixeza, ela se tornou em menos de um ano verdadeira líder mundial. Capeada pela Ciência e informações atualizadas ela vem alertando o mundo para o colapso ecológico, a destruição das matas, o derrame de gás carbônico na atmosfera e o consequente aquecimento global. Vozes numerosas tentam desacreditá-la e negam o aquecimento do planeta com argumentos questionáveis, mas a incidência cada vez maior e mais violenta de incêndios de vastas proporções em diversos países e continentes está dando razão á garota. Será que os donos do poder – político, militar, econômico e até científico – preferem assistir impávidos a decadência do planeta a dar razão a uma adolescente? Mesmo sendo ela, de fato, uma gênia?



MALALA YOUZAFZAI
Esta jovem paquistanesa tornou-se uma grande heroína que defrontou o deplorável machismo da sociedade de tantos países muçulmanos. Defendendo o direito das meninas ao estudo, chegou a ser baleada gravemente e em consequência ficou mundialmente famosa como verdadeiro ícone dos direitos femininos. Graças a ela e à inspiração que seu heroísmo trouxe ao mundo islâmico, o direito das meninas ao estudo avançou no Paquistão através de legislação. E Malala recebeu diversos prêmios, inclusive o Nobel da Paz em 2014, tornou-se cidadã canadense e hoje é formada em Filosofia, Política e Economia por Oxford.



NAOKO TAKEUSHI
A desenhista japonesa — mangaká, ou desenhista e roteirista de mangás,os quadrinhos nipônicos — nasceu em 1967 e tinha apenas 23 anos quando criou em 1991 o universo ficcional de Sailor Moon, a Princesa da Lua. Dos mangás Sailor Moon pulou logo para os desenhos animados de tv, chegou ao cinema e ao teatro musical, à série de ação viva na tv e até a fanfilmes realizados nos Estados Unidos.
Vale a pena comparar as histórias de Sailor Moon com as atuais de super-heróis norte-americanos, que metem medo só de se olhar as capas das revistas. Teratologia, violência, ódio, agressividade e cenas caóticas, é o que se vê. Mesmo personagens antigos e tradicionais como o Super-Homem e Batman foram estragados pelo culto à violência e à feiura. Daí a importância de haver surgido no Japão uma super-heroína mística, que utiliza o poder da luz e do amor, é doce, meiga e amorosa além de possuir um aguçado senso de justiça. Sailor Moon é conhecida também como a Guerreira do Amor e da Justiça e hoje em dia seu prestígio internacional é tamanho que ombreia com os principais super-heróis norte-americanos.



WALT DISNEY (in memorian)
Este grande cineasta (1901-1966) mudou a História ao inovar continuamente no setor do desenho animado, misturando animação com pessoas reais, sonorizando desenhos a partir de 1928 e colorindo a partir de 1932. Em 1937 lança um desenho de longa-metragem a som e em cores, “Branca de Neve e os sete anões”, primeiro de uma longa série. Ingressou nos documentários naturais e na produção de filmes com artistas, depois criou parques temáticos como a Disneylândia, um novo conceito em matéria de diversão. Baluarte da decência e do bom gosto em Hollywood, é também o cineasta mais premiado com a estatueta Oscar.

Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2020.