ITÁLIA PRÉ-ROMÂNTICA

De antigo caderno universitário (aceito doações sugestivas!!!) – Faculdade de Letras, UFRJ, disciplina Filologia Românica:

TRÊS ASPECTOS – história, lenda e arqueologia.

1-LENDA – A escola romana sempre mostrava e exaltava emocionalmente: “O povo escolhido para um grande destino”. De origem divina, descendendo de Eneias – da destruição de Troiapelos gregos, escapou Eneias, filho de Vênus que, após inúmeras viagens, se estabeleceu no Lácio, onde casou com a filha de um rei latino; mais tarde, sua descendente Reia Sílvia, vestal, teve com o deus Marte dois filhos gêmeos, Rômulo e Remo; colocados num cesto num rio, este encalhou, uma loba achou as crianças e alimentou-as – a loba etrusca do Capitólio tem mais de 3.000 anos. Um pastor os criou, voltaram à Alba Longa (cidade da família) e depois fundaram Roma às margens do rio Tibre. Para escolha do nome da cidade, os gêmeos fizeram aposta sobre quem veria mais aves sobre o Paladino – Rômulo viu 12, Remo viu 7. Então, Rômulo marcou o cerco da cidade com charrua e ninguém poderia entrar – Remo desobedeceu e foi morto pelo irmão.

2-HISTÓRIA – Alba Longa, capital do Lácio, cidade fundada pelos primeiros latinos (descendentes dos habitantes de palafitas) – de Alba Longa partiram 100 jovens, que fundaram a cidade de Roma. Estes jovens seriam (hipótese) agricultores, foragidos ou vigias contra os etruscos; entre eles, Rômulo e Remo. A cidade se localizava junto a charques e havia muito impaludismo no local. Para comemorar a fundação da cidade e como havia falta de mulheres, romanos convidaram o povo sabino e, enquanto estes se divertiam em jogos, raptaram-lhes as mulheres. A princípio, governaram juntos Rômulo e Tácio, rei dos sabinos; depois, com a morte de Tácio, Rômulo governou sozinho. Talvez a versão do “rapto das sabinas” oculte uma invasão por parte deste povo ou união poderia ser um rapto voluntário e simbólico, tradição de casamento – de todo modo, a fusão por causa de um inimigo comum, os etruscos.

ETRUSCOS – a) Os primeiros a usarem uma faca; cirurgia dentária adiantada (pontes e trabalhos com metal), bem como operações cerebrais (com chapas metálicas); plano de urbanismo: defesa, ruas, esgotos, saneamento; moeda levada à Itália como meio de troca, onde cunharam desenhos de navios não conhecidos pelos romanos; romanos lhes copiaram a toga, roupa tradicional romana; regime matriarcal etrusco (liberdade, não pudicas, intelectuais, iam à escola, usavam maquilagem e enfeites etc. – referências em Plauto); “Dante” etrusco fala mais de inferno (para onde iam os mortos) que de paraíso. --- b) Palavra “Roma”, originária em ‘rumon’, rio em idioma etrusco. Rômulo seria um etrusco. Rito da charrua: etrusco – negociantes etruscos teriam fundado uma vila de triagem e abastecimento comercial (norte-sul) já fundada no local, antes da chegada de latinos e sabinos (esta, a versão mais moderna), depois local foi tomado pelos latinos.

3-ARQUEOLOGIA – Em 1907, as primeiras descobertas de cabanas construídas na rocha – recentemente, cabanas com paredes de galhos e argila.

Inimigos - Etruscos – civilização urbana, progressistas. X Sabinos e latinos – civilização camponesa, conservadores.

Daí, destruição total da Etrúria pelos soldados romanos.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 12/09/2020
Código do texto: T7061692
Classificação de conteúdo: seguro