AO SERGIO NEVES; SOBRE JESUS E SEU COMENTÁRIO.

Agradeço Sergio Neves, sua participação na matéria. Isso me faz cada vez mais crer a verdadeira razão de me ocupar e me preocupar com meu lado espiritual que tanto busco aprofundar. Queria com mais proveito, mas nossas inteligências são anãs para o insondável. Floresta densa, de muitas árvores, intrincados labirintos a vencer. São Tomás que nos legou a origem da vida pelas cinco vias, passível de assimilar a equação, cessou de escrever a monumental "Suma Teológica", dizendo que tudo que escrevera era palha.

João Ameal, português, seu melhor biógrafo, reporta que pela biografia se justificaria o fato por ter visto Cristo que a ele se apresentou.

Que posso eu dizer da maior das histórias humanas sobre a qual mais se escreveu? Que podem dizer os homens comuns? Somente abordar a grandeza de um Ser DE PURA DOAÇÃO, DESPOJAMENTO E AMOR, que pela fenomenologia pura e simples nenhuma lógica pode contestar EM NADA. Essa abordagem faço com meus meus parcos recursos, e me desculpo junto ao Cristo se pouco posso fazer.

Mas mesmo assim, tento, como fiz em livro meu sobre essa Inteligência, a de Cristo, e trago um pequeníssimo trecho:

"A visão do Homem-Deus é única no planeta terra e em consequência fustiga intelectos, talentos e consciências, da angústia de Kant, filósofo agnóstico maior a curvar-se a uma Primeira-causa, maiúscula como ele mesmo grafa, recusando a eternidade mas submetido ao regime causal, até à consciência do invulgar Bonaparte que deu ao mundo a Bíblia-constituinte da cidadania civil, dizendo conhecer muito bem os homens e por isso podendo dizer que Cristo não foi um homem.

Tentemos colocar nos lábios de qualquer outra pessoa, mesmo celebridades no correr da história, e algumas tentaram, certas palavras de Jesus, mesmo para largarem tudo e seguir sua missão, como por exemplo estas:

"Todo o poder me é dado no céu e na terra "; " Eu sou a luz do mundo" ; " Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida".

Qualquer pessoa que fizer tais afirmações será chamado de louco. Por que em Cristo elas não produzem tal efeito?

Jesus desafiou seus algozes a apontar nele qualquer falha, tamanha consciência tinha de sua bondade, acresço, de origem divina. Todos silenciavam. Não há perfeição no caráter humano, uns são próximos do bem absoluto, generosos com todos, solícitos, prestativos, solidários, presentes e caridosos; poucos nessa linha. Outros medianos nesta enunciação, alguns péssimos, numerosos, estes dando até mesmo as costas a um irmão ou irmã de sangue, negando-lhes por vezes assistência de que necessitam com urgência.

O Cristo não delegou essas misérias humanas que estão espalhadas pelo mundo de forma pessoal e, principalmente, coletiva, àqueles que são responsáveis pela justiça social no seu mais amplo espectro, omissões pelas quais todos terão que pagar pela justiça por Ele preconizada. Ele não delegou por si caminhos diversos, pois todos são filhos da mesma raiz, são razão do mesmo pai. O sinal da diferença é o signo da escolha de cada um. Ele concedeu vida, caridade, amor, caminhos que serão proveitosos ou não e sinalizarão seus registros. Mostrou o que a maioria não segue.

Morreu em razão da política que finalmente o levou à crucificação para preservação do cargo de Pôncio Pilatos que temeroso pela coação dos judeus em confrontá-lo com a autoridade de Roma autorizou a crucificação, na certeza de que lavou as mãos, mãos que mais se sujaram na história da humanidade.

Mas estava escrito. E morreu o Cristo também pela maldição da inveja que sacrifica e amaldiçoa o invejoso, o martiriza, que come a própria carne no seu abismo de inferioridade, como ressaia de Caifás e seu séquito." A INTELIGÊNCIA DE CRISTO.

E Cristo confrontado pelas hostes romanas e por judeus, na certeza de que o colocariam em impasse, ou como sedicioso ou judeu traidor dos dogmas religiosos , disse: me mostre a moeda romana, e lhe deram a moeda com a face de Cezar. E disse "Dai a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus."

Estamos aqui de passagem para fazer escolhas, e busco ficar com o que é de Deus. Abraço.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/09/2020
Reeditado em 12/09/2020
Código do texto: T7061013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.