Pegadinha cruel do Corvo
PENSO que nenhum parlamentar foi mais temido e brilhante na tribuna do que Carlos Lacerda, apelidado pela esquerda de "O Corvo". Lacerda começou na política, pasmem, no partido comunista, mas deu uma guinada de 180 graus e virou o maior adversário das esquerdas, virou guru da direita ais radical, inclusive golpista. Era terrível na tribuna, um demolidor, não tinha rival.
Certa feita quando foi chegando à câmara, um microfone estava aberto e ele ouviu o líder do PTB, Bocaiuva Cunha dizer, "lá vem o purgante do Lacerda". Este pegou o microfone e emendou: - E vocês já estão sentindo e ouvindo o efeito. Era um político culto,também grande jornalista, fundou a Tribuna da Imprensa. Foi o maior conspirador contra Getúlio. Mas vamos a uma célebre pegadinha dele.
Nua sessão da câmara, o líder do PSD, não lembro o nome, estava fazendo um discurso sobre economia. Lacerda só ouvindo,. Lá pras tantas citou um economista liberal Adam Smith. Lacerda pediu um aparte. Não discordou do discurso, apenas disse que também o economista Window teria se pronunciado sobre o assunto. O deputado agradeceu dizendo:
- O aparte de Vossa Excelência enriquece meu pronunciamento,realmente Window foi da mesma opinião.
Lacerda deu então o golpe de misericórdia:
- Já tinham me dito que Vossa Excelência era limitado, mas eu não pensava que fosse tão ignorante. Excelência,não existe nenhum economista chamado Window. Window é janela em inglês;
O líder do PSD foi a nocaute. Inté.