Vício da Leitura

COMO o noticiário está chato pra caramba, as gafes continuam e revoltam, como essa do vice-presidente do ministro do meio ambiente que colocaram o habitat do mico-leão-dourado fora da mata atlântica, além dessa confusão sobre as vacinas, custo de vida subindo mais que os foguetes da Nasa, parlamentares democratas e de esquerda, exceto o PSOL, apoiando o indecente perdão da dívida das religiões eetc e tale coisa, resolvi cumprir a tabela falando num assunto diferente.

Para mim ler é fundamental. Sem o hábito da leitura não se adquire conhecimento e cultura. Mas concordo que o livro impresso está ameaçado,assim como as revistas e jornais. Tem mais, a maioria das pessoas não lê um livro de forma integral, mas um resumo. Há até escritórios especializados em resumir as grandes obras.

De quem é a culpa? Da tecnologia? Em parte, mas a culpa maior é da sociedade,da família, dos educandários. Não há interesse de priorizar a leitura das obras literárias e do pensamento. Prefere-se a gambiarra do resumo, sinopse, resenha, reclame... Resultado: no futuro só haverá analfabetos culturais.

É triste, mas é uma realidade. Mais triste ainda é constatar que quem poderia a agonia do livro impresso faz justamente o contrário,apoia os resumos. Há até órgãos que perseguem a cultura. Uma espécie de nova inquisição.

Pessoalmente, mesmo sendo alguém sem uma formação superior, prefiro o livro impresso. Na verdade não sou mais nem um leitor, mas um viciado na leitura. Além de ler os livros,adoro folheá-los, alisá-los,grifá-los... Foi lendo que comecei a escrever,mesmo sabendo que o que escrevo não é literatura, digo isso porque me considero bom leitor. Jamais serei um escritor. E priu.

Hoje não leio como antes, a vista cansou, de vez em quando as letrinhas começam a dançar timbalada. Mas ainda leio, leio até o limite. Agora mesmo estou lendo um romance de um escritor egípcio Nagib Mahfuz, "Entre dois Palácios",tem 711 páginas. Estou adorando. É como se estivesse vendo as ruelas do Cairo, a vida, os costumes, os dramas, enfim, a condiçãohuana. Adro olivro impresso. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/09/2020
Código do texto: T7060476
Classificação de conteúdo: seguro