Coração Despedaçado - BVIW
A pia da cozinha, às vezes, é invencível, especialmente quando é fim de semana ou feriado. Hoje lavava a louça do almoço. Uma colher estava bastante agarrada. Não tive dúvida: ensaboei e a deixei dentro de um copo com água. Lembrei-me de uma superstição da minha região que diz: se um garfo cai no chão significa que receberemos a visita de homem; se cai uma colher, visita de mulher, pra rimar. Ri escondido dessa ideia.
Mas o que pensei ao deixar a colher no copo com água, foi numa metáfora. As mágoas que temos são como a sujeira na colher. Tanto uma quanto outra, não saem facilmente. É preciso descansar o coração e deixar a água lavar. Água que sai dos olhos e da dor. O coração despedaçado, esse devemos colar com a cola do amor próprio. Ruminando as dores e as desilusões. Perdoando quem nos feriu. Entendendo que o tempo é o emplastro. Acreditando que usando essa terapia, uma hora cola.
Na pia, depois de lavar outras coisas, voltei na colher que ficara "de molho". Não havia mais sinal de uso. Lisinha, como a alma perfumada de cola!