MUITAS VEZES UM FILME PARECE SER DE FICÇÃO. MAS... 8h30min.

Você está na sua loja, uma “autoridade” entra e diz: para o bem do povo sua loja está sendo “requisitada”. Reclamar a quem? Pois ele representa a “autoridade”.

O comerciante fica perplexo e abandona o seu estabelecimento. Isto também aconteceu com indústrias, todas “confiscadas” para o bem do povo e da “nova ordem”.

Mas, as coisas não se limitaram a isto, não muito depois suas residências também foram pedidas, pois as autoridades da nova ordem, precisavam se instalar nelas. Porém, num gesto de “generosidade”, ninguém ficaria ao desamparo, pois haveria um “amplo” local em que “eles” ficariam acomodados, para continuarem suas vidas, porém, havia uma predisposição, que num futuro não muito distante, tudo poderia ficar pior...

Estes acontecimentos, não são mera ficção do filme, mas aconteceram realmente, a cerca de oito décadas atrás, nos primeiros anos de 1930, na Alemanha, começou a ascensão do nazismo, com ideias que fugiam aos parâmetros da normalidade, toda crise econômica e política os “culpados” eram os descendentes dos judeus, muitos nasceram naquele país, eram alemães, entretanto, nas suas vidas conservavam as tradições de seu povo. Quando as ameaças das perseguições começaram, muitos conseguiram sair do país, indo para Polônia, e outros países, achando que lá estariam salvos. Ledo engano, em 1939, este país é invadido, e toda população ficou refém do nazismo, e os de origem judaica foram os mais vulneráveis e perseguidos...

Havia na época um industrial de destaque, que era bem visto pelos detentores do poder, motivo pelo qual viu uma oportunidade de ganhar mais, se aproveitando da “mão de obra escrava”, desses que perderam tudo, em face disto chegou a ganhar muito dinheiro, pois o trabalho deles era quase ofertado de graça, porém, quando o cerco contra os judeus foi fechando cada vez mais, seriam deportados para campos de concentração, para terem suas vidas sacrificadas. Agora, não os via tão somente como uma mão de obra barata, pois acabou se afeiçoando a eles, e através de alto valor de suborno, conseguiu salvar centenas de vidas...

O diretor do filme Stiven Spielberg, o fez em preto e branco, para dar um impacto maior, as imagens apresentadas, isto em 1993, com o título A Lista de Schindler, no final do filme aparece a cores, alguns dos sobreviventes, que foram salvos por este empresário, vão visitar na data de seu falecimento o seu túmulo, pois está sepultado em Jerusalém, como um perene reconhecimento a este homem, que salvou centenas de judeus, que estariam condenados à morte, em campos de concentração, que é denominado de Holocausto... 9h18min.

Curitiba, 08 de setembro de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorziimaemran

mensagensesespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

*A Lista de Schindler, tem um poucos mais de três horas de duração, o assistimos pela Netflix. Oskar Schindler, nasceu em 28 de abril de 1908, Svitavy, Moravia, (Atual República Checa) faleceu em 09 de outubro de 1974, 66 anos, Hildeshein, Baixa Saxônia

Nomes e datas compiladas da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 08/09/2020
Código do texto: T7057873
Classificação de conteúdo: seguro