Croniquinha linguística II

– Alô! Alô! Bartô!

– ...................................................................................

– Alô! Alô! Bartô!

– .................................................................................

– Me ouve?

– Oi, Carlos...

– Pensei que não saíssemos da função fática.

– Mas o que é isso, companheiro?

– A linguagem tem muitas funções. A fática é essa, que usamos para iniciar uma conversa... Também usamos para dar continuidade, para fechar o papo...

– Puxa!!! Mas você está muito chato...mesmo!

– Emotiva! Agora você usou a função emotiva. Você está expressando seus sentimentos sobre mim. A comunicação está toda ela centrada na primeira pessoa, que no caso é você, meu amigo. Concorda?

– Está bom, aprendendo! E onde você aprendeu essas coisas, rapaz?

– Essas informações estão no livro ‘Linguística e Comunicação’, de Roman Jakobson, um autor russo... Reparou que agora eu, usando a terceira pessoa, procurei lhe transmitir um conhecimento, uma informação??

– Sim...

– Pois é... Essa é a função referencial da linguagem.

– Estou começando a gostar. Me ensine mais...

– Estamos só conversando! Veja que você me pediu para ensiná-lo. Ao dizer ‘me ensine mais’, você procurou me persuadir, me incentivar a fazer algo. Percebe?

– Claro.

– Nesse caso falamos de função conativa da linguagem.

– É. Essa eu uso muito aqui em casa com as crianças, e a mulher usa comigo quando me convoca para ajudar na cozinha. Tem mais alguma?

– Rejubilou-se?

– Pô! Que palavra estranha.

– ‘Rejubilar- se’ é ‘alegrar-se’. Agora usei a função metalinguística; esta ocorre quando a linguagem fala dela mesma. É muito comum quando explicamos o significado de palavras e expressões.

– Valendo a pena!

– “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.

– Vai me dizer que tem algo aí?

– Tem sim. Reparou que tem um jeito diferente, criativo de dizer? É um verso de Fernando Pessoa.

– Tô te ouvindo.

– Função poética, meu amigo. A ênfase agora é na beleza da frase...

– A frase fria fica mais afiada... Função poética, Carlos?

– Perfeito, Bartô! Ah, estava me esquecendo... Lucinha te convidou pro meu aniversário... Você vem?