Sete de Setembro Ponto Com

COMO todo brasileiro sempre reflito sobre a Independência do Brasil. Acho que ainda não somos realmente um país independente, assim a Independência é tipo Ponto Com, ou Independência vírgula, mas reconheço que avançamos bastante, mesmo com alguns sinais degradantes de retrocesso. Acho que o saldo mais positivo da Independência é é que permanecemos um país unido sem movimentos de secessão.Há um sentimento de pátria, apesar dos pesares.

O maior sentimento de um homem (e da mulher of course), seu amor telúrico é a sua pátria, ele se nivela ao sentimento pela família. Tem tudo a ver com o que disse Rui Barbosa:

"O sentimento que divide, inimiza, retalha, detrai, amaldiçoa persegue, não será jamais o de pátria. A pátria é a família amplificada. É a família decentemente constituída, tem por elementos orgânicos a honra, a disciplina, a fidelidade, a benquerença, o sacrifício. É uma harmonia instintiva de vontades, uma desestudada permuta de abnegações e um tecido vivente de almas entrelaçadas. Multiplicai a célula e tende o organismo. Multiplicai a família e tendes a pátria. Sempre o mesmo plasma,a mesma substância nervosa, a mesma circulação sanguínea".

Nunca vou bancar ser o censor de ninguém, apenas apelo para a reflexão das pessoas, lamentando que não se pode negar e nem se ficar omisso deixando o país tomar o cainho da perdição, precipitar-se à beira do abismo, como se fosse um trapezista loucoque quer dar um salto solto de cima do despenhadeiro sem rede e nem nada para ampará-lo.

Quando refito sobre a pátria sempre lembro o belo poema de Vinícius de Morais, "Pátria Minha", principalmente estes versos:

"Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa/ Que brinca nos teus cabelos e alisa/Pátria Minha e perfuma o teu chão.../ Que vontade me vem de adormecer-me/ entre teus doces montes, Pátria Minha/ Atento à fome nas tuas entranhas/ E no batuque do teu coração".

Vai raiar a liberdade no horizonte do Brasil. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/09/2020
Código do texto: T7057054
Classificação de conteúdo: seguro