FÍSICA QUÂNTICA

O passado influencia o futuro e o futuro influencia o passado.
Como isso acontece? Ainda não sabemos bem.
Mas estou me lembrando da minha Professora de História Geral do 4º ano do antigo ginásio, do Colégio Pedro II, no Engenho Novo.
D. Eugênia, uma pessoa dinâmica, inteligente, que me fez gostar de História e que, após uma disputa acirrada, foi escolhida para ser nossa paraninfa na formatura de duas turmas, no ano de 1955.
Ela nos fez pensar e descobrir as causas e as suas consequências em tudo que acontecia na história de um povo e do mundo, já que somos, hoje, uma aldeia global.
O passado e o futuro sempre interligados.
Mas o que liga mesmo o passado e o futuro é o presente, este momento único da nossa vida em que somos os protagonistas, Somos responsáveis por tudo que acontece, seja na vida pessoal, na vida familiar ou na vida política que influencia a vida social e cultural de uma cidade, de um estado ou de um país.
Nós, como pessoa e como povo decidimos o rumo da nossa vida e da nossa história.
A Física Quântica fala que não existe nem passado e nem futuro. É tudo uma coisa só. Ainda é difícil de entender. Estamos engatinhando nestas novas experiências. A série “DARk” que comecei a ver e estou ainda na primeira temporada, fala sobre isso.
Sou atraída há uns cinco anos, pela Física Quântica. Assisti algumas palestras com o saudoso Professor Hélio Daldegan e fiquei encantada com os seus ensinamentos.
Ela foi descoberta no início do século XX, há 100 anos aproximadamente. E a maioria das pessoas nunca se interessa pelo assunto. Eu penso que as Escolas deveriam apresentar este tema no seu currículo, desde o inicio e aos poucos iriam se aprofundando ao longo dos estudos, motivando os jovens a estudar Física Quântica.  O mundo precisa de cientistas.
Toda a tecnologia usada hoje é fruto desta descoberta que revolucionou a ciência. Mas queremos apenas usufruir e não conhecer.
Somos muito pequenos, precisamos crescer como gente e como povo!...

                                                                                       Terezinha, 05/09/2020
Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 05/09/2020
Reeditado em 06/09/2020
Código do texto: T7055289
Classificação de conteúdo: seguro