Força Estranha
PENSO que quase todos concordam que "tem certos dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu". São os momentos que Chico Buarque descreveu na sua canção, como aqueles em que "a roda viva carrega a viola pra lá". Sãos os momentos de desalento, nos quais questionamos se vale mesmo a pena continuar lutando, se não estaríamos tal e qual um quixote matuto lutando contra moinhos de vento, já que a nossa luta não surte efeito. E nesses momentos há sempre um amigo da onça acirrando ainda mais o nosso desalento, afirmando que nada ganhamos com nossas ideias e utopia, que essas utas ela liberdade e justiça social é pura perda de tempo.
Felizmente, porém, esses momentos são breves porque todo aquele que tem um ideal a embalar os seus sonhos e sua vida, possui uma força mais forte que todas as tentações do mundo; uma força estranha capaz de vence quaisquer obstáculos. Essa força é responsável pela história da liberdade, é o oxigênio da independência e da democracia.
Essa força é que nos faz lutar em defesa dos pobres e humildes, dos ofendidos e injustiçados. É uma força que nãos abemos explicá-ladetalhadamente, mas que com certezatem origem divina. Inté.