Grande Cronista

PARA mim é pura perda de tempo essa mania de discutir se um texto é ou crônica. Acho que quem escreve é quem define, é o dono do texto, escolhe que gênero é o seu escrito, é soberano nessa opção. Mas pessoalmente entendo que crônica é um texto leve, enxuto, com um temperinho de humor, uma pimentinha, telurismo, grilos do cotidiano e etc e coisa e tal. A crônica, enfim, para este véio caduco, é umtexto sem paletó, gravata e nem chatice.

Dia desses citei vários grandes cronistas, mas esqueci um que considero simplesmente genial: IVAN LESSA. Comecei a ler seus textos no "Pasquim", ele fazia os dizeres das charges de Jaguar e assinava alguns textos como Eldésio Soares.

Depois foi embora para Londres.Ficou lá até morrer, parece que em 2017.Pois bem, lia sempre as crônicas dele no site da BBC. Senti não ter copiado algumas. Mas eis que um amigo de Pesqueira, sabedor da minha admiração pelo grande cronista, descolou num sebo um livro dele, editado pela Companhia das Letras, "O Luar e a Rainha", que reune a maioria das crônicas dele para a BBC.

Quem gostado gênero crônicas precisa ler esse excelente livro. É um dos melhores ivros de crônicas que li. Fora de série. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/09/2020
Código do texto: T7052734
Classificação de conteúdo: seguro