Racismo Explícito

ACHO que a maioria das pessoas viram e leram nas redes, na mídia e nos jornais a notícia sobre a atitude repulsiva do cabeleireiro Wilson Eliodorio contra a modelo Mariana Massaqui. Enquanto cuidava do cabelo dela para um evento da moda, ele mandou ver uma provocação, deboche e agressão racista:"Esse cabelo ou essa pessoa é um filhote de patrão, porque o patrão comeu uma escrava e gerou isso aqui". E fez outros comentários acintosos e racistas.

É claro que o racismo é covardia e crime sendo praticado por qualquer pessoas, independente de posição social, raça,credo, ideologia ou o escambau. Mas o que causa ainda mais perplexidade no caso desse cabeleireiro é que ele é negro e agrediu uma pessoa negra, só que ainda não e celebridade. Dizia o escritor Joaquim Manoel de Macedo: "O pior feitor é o que já foi escravo". Cai como uma luva no cabeleireiro. Ele estava vomitando o seu recalque, a sua vergonha de ser negro, a sua ojeriza a sua própria raça numa modelo indefesa. Mas ela é altiva de protestou.E a lei antirracismo precisa punir esse racista. Várias artistas e personalidades se manifestaram quase de imediato repudianto o ato racista. Mas uma celebridade negra que é engajada nas lutas contra o racismo e lutas em geral das mulheres, demorou um bocado. Foi a atriz Taís Araújo. Só depois que começaram a notar sua ausência do movimento de repúdio foi que ela,afinal, se pronunciou: "O racismo cometido pelo meu amigo o cabeleireiro Wilson Eliodorio me tirou do chão e avoz. Batu doído. E por isso demorei a falar. E mesmo o amando nçao posso passar a mão na sua cabeça. Ele deve se responsabilizar or seus atos enquanto negro, gay e profissional da beleza". Demorou pra caramba, nao foi assim no caso do "Meeu com uma, mexeu com todas".

Na minha opinião apenas declarações não resolvem, acho que além do processo legal, as mulheres deveriam boicotar esse cabeleireiro racista. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/08/2020
Código do texto: T7050941
Classificação de conteúdo: seguro