E s p a n t o

PENSO que já comentei diversas vezes que fui um aluno relapso no curso ginasial, mas alguns professores despertavam minha atenção. Um deles era o de Latim. Não pela matéria em si, não aprendi nenhuma declinação.Mas o professor dessa matéria nas suas aulas gostava de citar pensamentos de filósofos e notáveis da antiguidade. Já citei um desses pensamentos. Vou lembrar outra citação dele, esta de um dramaturgo que viveu antes de Cristo, Terêncio (estou certo?): "Homo sum, humani nihil a me alienum puto" , traduzindo: "Sou humano e nada do que é humano me é estranho".É claro que a palavra puto chamou à atenção e gozação de todos. A ignorância era total.

Pois bem, foi desse pensamento que me lembrei hoje quando estava no meu cantinho, neste retiro forçado, assuntando a maçaranduba do tempo. O pensamento de Terêncio afigura-se-me (gostaram da mesóclise?) exato,claro, lógico. Sim, como humanos não podemos estranhar nada. Tem mais, tudo o que é humano está dentro da gente, a capacidade de agir assim ou assado. Está dentro da gente duas forças antagônicas, o bem e o mal. Elas duelam permanentemente,daí as nossas grandezas e fraquezas. Quando dominamos a força do mal agimos corretamente, quando fraquejamos é o mal que predomina. Não existe ninguém totalmente bom, nem totalmente ruim. Mas existem os psicopatas. Estes estão fora do pensamento de Terêncio porque não são humanos. São apenas excrescências. Coisa ruim fantasiado de gente.É deles que devemos nos afastar. Enquanto há tempo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/08/2020
Código do texto: T7050160
Classificação de conteúdo: seguro